Para deixar um ambiente mais descontraído ou personalizado, uma boa ideia é adotar os contrastes através das cores. Para isso, as cores complementares podem ajudar e muito. Com o círculo monocromático é possível identificar melhor essas cores, já que são estão posicionadas nas extremidades opostas e, quando comparadas, apresentam maior contraste entre si, por exemplo, o amarelo e o roxo. Porém, muitas pessoas têm dúvidas a respeito do uso dessas opções na decoração, mas utilizá-las e fazer boas combinações é mais fácil do que parece.

Antes de tudo, é preciso saber usar o círculo monocromático para visualizar os contrastes que podem ser aplicados. Ele é formado pelas sete cores básicas, como vermelho, amarelo, azul, verde, laranja, roxo e suas variantes, que se configuram como primárias, secundárias e terciárias. Sabendo disso, fica mais fácil identificar as cores contrastantes já que ficaram em lados opostos. E assim é possível combinar azul com laranja, amarelo e roxo ou vermelho e verde, por exemplo. 

As complementares promovem bastante harmonia quando usadas nos ambientes e esse efeito é fruto do contraste que existe entre elas. Para uma decoração mais vibrante e ousada é possível brincar bastante com as cores aplicando-as nas paredes e no forro. Nesse sentido, é essencial que você saiba que as cores complementares, por apresentarem um alto contraste, funcionam melhor em ambientes mais modernos e criativos. 

Vale lembrar que é muito importante contar com a ajuda de um profissional para ajudar a combinar e usar as cores complementares da melhor maneira possível. Assim o ambiente ficará mais bonito e atrativo, além de não ficar saturado com as cores mais fortes usadas em excesso.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Bernardo Figueiredo ganha exposição no MCB

Artigo Anterior

Levantamento aponta crescimento em volume de negócios de aluguéis de imóveis

Próximo Artigo

Separamos para você