Parece algo simples e que passa batido em um primeiro olhar. Mas o puxador tem grande importância nos projetos de marcenaria – ainda mais quando se trata de banheiros. Isso porque o ambiente pede atenção a cada detalhe para garantir boa ergonomia e praticidade no espaço. Por isso, trouxe dicas sobre como escolher e definir o item para execução da marcenaria.
Por ser um ambiente que na grande maioria das vezes possui uma metragem pequena, o banheiro pede atenção aos mínimos centímetros para não comprometer a circulação e garantir praticidade e funcionalidade do cômodo mais íntimo da casa. Não é para menos que o banheiro é o ambiente que mais dá trabalho na hora de projetar. Por oferecer uma metragem quadrada mais restrita, o projeto nos demanda uma atenção mais que especial na definição do layout e questões de conforto e segurança, traduzidas também pela escolha dos materiais.
Mas afinal, por que o puxador é tão importante em projetos de banheiros? Não é incomum encontrar nas residências brasileiras banheiros mais ‘apertados e com puxadores que chegam a atrapalhar a fluidez no ambiente, como também machucar os moradores na rotina corrida do dia a dia. Em projetos de reforma, já ouvi muitos relatos de clientes sobre roupas que se rasgaram nesse contato com puxador ou mesmo de acidentes como batidas e ferimentos.
Esses problemas se intensificam ainda mais devido à quantidade de divisórias existentes no móvel planejado. Afinal, no banheiro, o interessante é conceber uma marcenaria bem compartimentada e que permita organizar os itens de higiene e cuidados pessoais.
Resolvendo as questões com uma combinação que leva em conta um visual moderno dos móveis, indico a execução de puxadores desenhados na própria marcenaria planejada, conhecido como o modelo cava de puxador embutido.
Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)
Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.