As medidas que visam tornar as empresas do setor mais sustentáveis e reduzir os danos causados no meio ambiente, conhecidas como logística verde, devem alcançar US$ 1.481,5 bilhões até 2028. O dado, retirado da pesquisa Green Logistics Market Size, Share Global Analysis Report 2022-2028, aponta que a previsão se concretize, com CAGR (Taxa de crescimento anual composta) a 6,10%, segundo as estatísticas.
Em 2021, empresas de grande porte do setor dominaram a implantação da logística verde. E, ainda segundo o relatório, as medidas serão implementadas junto com o aumento da utilização de inteligência artificial, que deve prevalecer nos próximos anos. Além disso, com a propagação da logística digital, os processos operacionais do nicho devem ser otimizados.
Para Bruno Cairo, CEO da Bulog, plataforma que atua diretamente como transportadora e fornecedora de estrutura tecnológica e humanizada para fretes, o aumento da difusão da logística verde está conectado com o crescimento da digitalização da área no globo.
“Essas medidas estão ganhando cada vez mais força, e devem ser alavancadas na próxima década. Além de climática, essa demanda também é social, que procura empresas ecologicamente corretas e que têm em suas agendas a preocupação com o meio ambiente”, complementa o empresário.