Já pensou em reunir os amigos ou a família em casa no inverno e sentiu falta de um ambiente aconchegante e quentinho?  As lareiras são uma ótima opção para quem busca sofisticação e, ao mesmo tempo, um aquecimento agradável. Nós costumamos sugerir aos clientes que as coloquem na sala de estar ou na sala de tv, pois é onde essas reuniões costumam acontecer. 

Mas qual lareira é a melhor opção para sua casa? Existem muitos modelos e com isso surgem algumas dúvidas. Por isso, estamos aqui para te ajudar a escolher a melhor opção para sua casa e esperamos que com essas dicas você tenha total confiança para escolher a lareira ideal para você. 

Lareiras a lenha: esse modelo de lareira é o mais comum e conhecido. Você irá precisar de profissionais especializados e empresas qualificadas para fazer a sua instalação. Podem ser instaladas em áreas externas, por exemplo, em jardins ou internas, dependendo da necessidade do cliente e precisam de um duto para saída de fumaça devido à queima da lenha, que habitualmente chamamos de chaminés. Essas lareiras são ideais para quem vai construir uma casa ou para locais onde há possibilidade de reforma isso porque, são geralmente feitas de alvenaria ou concreto e podem ser revestidas com materiais certos e adequados.

Lareira, calefator ou salamandra: essa é uma opção para quem quer aquela cara da lareira com lenha, mas, não quer sujeira e busca por algo mais ecológico. Ela não libera fumaça no ambiente, então esqueça os gases tóxicos, e ela ainda consegue 80% de aproveitamento da madeira, diferente da lareira a lenha que consegue apenas 10%. Essas lareiras costumam ter um design pouco industrial, então você precisará com certeza da ajuda de um arquiteto para saber se ela ficará elegante no seu ambiente. 

Lareiras ecológicas: são perfeitas para aqueles que não possuem tempo para limpar a sujeira que a lenha faz. Essas lareiras podem ser transportadas e se adaptam muito bem em estúdios, lofts e apartamentos. Pode ser abastecida com álcool e são mais seguras porque não emitem gases tóxicos vindos da queima da madeira por isso acabam se tornando mais eficientes. Elas vêm com controles ou podem ser manuseadas manualmente, geralmente são de aço inox que dá um ar de modernidade ao ambiente e você pode instalá-las em um ambiente fechado sem medo algum. Pode ser posicionada em um nicho de madeira, porcelanato ou pedra natural a sua escolha em conjunto com o seu arquiteto. Podem ficar em ambientes externos e internos e podem ficar lindas em qualquer cômodo. 

Lareira a gás: O sistema das lareiras à gás gera chamas alimentadas por um ponto de gás. Elas aquecem pedras vulcânicas, propagando calor e gerando aconchego para o ambiente. Sua principal vantagem é a facilidade de acendimento e de uso: é acionada por um simples botão ou mesmo através de um controle remoto. Em um ambiente fechado é recomendada a instalação de uma coifa de respiro para evitar acúmulo de gases. 

Lareiras elétricas: se você prefere apenas desfrutar o ambiente climatizado com um simples toque, então as elétricas são uma ótima opção. Apesar de não produzirem a chama verdadeira elas emitem um 3D que simula o fogo produzido pelas lareiras comuns, mas, é preciso ficar de olho no consumo de energia, pois quanto maior a potência dela maior o consumo de eletricidade

Agora você está por dentro dos tipos de lareiras que existem no mercado, mas é importante não deixar de consultar um arquiteto e profissionais da área para ver qual a melhor solução para sua casa, isso porque todas elas possuem manuais e detalhes técnicos que precisam ser considerados.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Almofadas: escolha personalizada

Artigo Anterior

Grupo apresenta tendências no maior Congresso de Light Steel Frame da América Latina

Próximo Artigo

Separamos para você