O mercado imobiliário, costumeiramente atrelado à presença masculina, vem mudando seu perfil. Se até 1958, por lei, apenas homens podiam trabalhar como corretor de imóveis, a atuação feminina cresceu 144% no setor na última década, segundo pesquisa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). E há casos em que o aumento da representatividade fica ainda mais evidente, como na Ekko Group, incorporadora de empreendimentos de alto padrão em São Paulo que já lidera o setor em Osasco e Granja Viana e se expande para Alphaville e São Paulo. A empresa conta com mulheres ocupando 48% das vagas de liderança. Mas, para atingir esse número, é necessário que 23% delas consigam conciliar a rotina de mãe e executiva de uma companhia em franca expansão, como elas contam.

“Trabalhar em uma empresa em grande ascensão, como a Ekko Group, realmente exige muita dedicação e disponibilidade, mas nada como equilibrar. É essencial fazer uma boa gestão do tempo no desenho da rotina, para ter qualidade de vida. Se nos entregarmos menos em uma das pontas da nossa vida, seremos incompletas. E a Ekko Group oferece flexibilidade, como o home office, por exemplo, que proporciona ainda mais tempo para estar ao lado do meu filho. Eu me sinto realizada em poder exercer um papel em uma companhia com propósitos que acredito e, em casa, ter tempo de qualidade com meu filho e minha família. Isso não tem preço”, declarou Ingrid Dias, diretora de marketing da Ekko Group.

“A própria chegada de tantas mulheres a cargos de liderança de uma incorporadora, incluindo quem é mãe, comprova a nossa conquista em espaços costumeiramente masculinos. Esse quadro foi possível graças à formação de um ambiente humanizado, no qual, independentemente de quem você é, existem oportunidades de crescimento, metas e reconhecimento. Acreditamos e lutamos também por essa causa”, disse Ingrid Dias, diretora de marketing da Ekko Group.

“Quando me candidatei a uma vaga na Ekko Group, eu já tinha o Heitor e me surpreendeu não ter que responder costumeiras, desnecessárias e desrespeitosas perguntas como ‘o que você fará se seu filho ficar doente?’ ou ‘quem cuida do seu filho durante o horário de trabalho’. A Ekko sempre me apoiou neste sentido, tanto é que entrei como gerente e fui promovida à diretora sem nunca me questionarem nada sobre meu papel de mãe. A empresa me permitiu descobrir que as rotinas se encaixam naturalmente e tanto eu quanto o Heitor aprenderíamos a separar as atividades de ser mãe e ser executiva: quando estou trabalhando, me dedico 100% ao trabalho; quando estou com o Heitor, sou mãe e, mesmo sendo poucas horas durante a semana, são horas com qualidade e dedicação”, contou Mariana Soares, Diretora Jurídica da Ekko Group.

“Tenho muitas demandas e responsabilidades como diretora, mas nada que me impeça ou me atrapalhe de ser mãe. É imprescindível eu desligar do trabalho quando chego em casa para ficar com ele, brincar e montar muitas pistas para os carrinhos dele, que é o que ele mais ama fazer. Se trabalho até tarde e não consigo jantar com ele, no dia seguinte já me programo para tomar café da manhã com ele, e ele adora. Ter oportunidade de fazer isso me traz mais orgulho de fazer parte da Ekko Group, que se preocupa com a qualidade de vida dos colaboradores”, completou Mariana.

A presença feminina na Ekko Group fica clara nos cargos de liderança que mulheres ocupam, como nas diretorias dos departamentos de marketing, finanças, transformação de negócio, incorporações e jurídico, além das gerências em marketing de produto, comunicação e recursos humanos. Mas esses números vão além: as mulheres representam 52% de todo o quadro de profissionais da companhia; entre os corretores, 60% são mulheres. Todas são fundamentais para que a Ekko Group cumpra sua meta de se tornar uma das cinco principais empresas do mercado até 2025.

“O crescimento da Ekko Group é resultado de nossa atuação direta para reforçar no Brasil um setor que gera diversos empregos e é capaz de transformar sonhos em realidade, incluindo um espaço cada vez mais ampliado para mulheres. Acreditamos que fazer história é mudar a história. Nosso objetivo é transformar o país por meio da comprovada força da construção civil, com uma intensa presença feminina, tanto entre as nossas lideranças quanto no quadro de profissionais”, declarou Diego Dias, CEO da Ekko Group.

“A evolução de uma empresa passa diretamente por colaboradores que escrevem não somente a história da companhia, mas a própria. Nunca contratamos ou promovemos apenas um profissional, mas uma pessoa com papel fundamental dentro de um processo de crescimento particular e coletivo da empresa. Assim, sabemos de nosso essencial papel de transformação positiva, deixando legados que definirão a sociedade atual e futura, incluindo a fundamental participação feminina”, explicou Diego Dias, CEO da Ekko Group.

Protagonista de mercado, a Ekko Group é uma empresa com 22 anos de atuação, marcada por uma gestão familiar de sucesso, começando com casas pontuais em Osasco, Alphaville e Granja Viana e que evoluiu para uma holding com governança corporativa e atuação em toda a cadeia produtiva, vivendo um momento de afirmação para ser protagonista em um período de profunda readequação do setor imobiliário, tanto que abre oportunidades dentro do seu plano de expansão em 2022, com o lançamento de duas novas marcas, a Ekko Properties e Ekko Construções, que ampliam o alcance da companhia e, também, mantém seu compromisso com a sociedade em transformar vidas. Promovendo sua expertise de oferecer experiências únicas de moradias de alto padrão, a Ekko Group já conta com 30 projetos lançados e mais de 40 em desenvolvimento.

Doze anos depois de sua primeira incorporação imobiliária, a Ekko Group já é líder em Osasco e Granja Viana, contando hoje com mais de 3.000 clientes ativos e mais de 400 corretores cadastrados.

Um novo morar

Artigo Anterior

A importância da iluminação nos ambientes

Próximo Artigo

Separamos para você