Após vencerem o 17º Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), as estudantes Aline Nakamura, Camila Arai e Lívia Yohei, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conquistaram o segundo lugar na 17º edição do Desafio Alacero, ação promovida pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero). As alunas foram orientadas pelo professor Dani Hirano e receberam a missão de representar o Brasil na competição internacional após vencerem a etapa nacional, com um trabalho que propôs a revitalização da área chamada Brasília Teimosa, bairro de Recife e uma das mais importantes ocupações urbanas da cidade. O projeto foi declarado vencedor por unanimidade pelo Juri ao final da etapa nacional, que destacou a adequada proposta estrutural com a presença de pilares formados pela composição de tubos, através de um projeto modular que pode ser acoplado segundo necessidades do local. O anúncio dos vencedores da fase latino-americana aconteceu em 29/10, durante o Alacero Summit 2024, que está sendo realizado em Buenos Aires, com os estudantes recebendo o prêmio de US$ 6 mil das mãos de Jorge Oliveira, CEO ArcelorMittal; Ezequiel Tavernelli, Diretor Executivo Alacero e Alvaro Donoso, Diretor do Desafio Alacero.

A 17ª edição da competição do Alacero reuniu os melhores projetos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e República Dominicana, que foram escolhidos localmente pela organização de cada país. Os estudantes desenvolveram projetos de arquitetura em aço com o objetivo de apoiar o ODS 13 – Ação pelo Clima, que faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. Mais de 15 mil alunos de diversas universidades da América Latina já participaram da fase latino-americana da competição desde a sua primeira versão.

CBCA e Alacero são parceiros na realização do Concurso para Estudantes de Arquitetura desde a sua primeira edição, sendo o CBCA responsável pela realização da etapa nacional do Concurso, que em 2024 reuniu 114 equipes inscritas, com 336 alunos participantes, e com a premiação de R$ 10.000 para a equipe vencedora. O Concurso do CBCA é considerado hoje o concurso mais importante para os estudantes de arquitetura do Brasil.

Branding: como fortalecer sua marca e se destacar no mercado

Artigo Anterior

Congresso ABESE 2024 abre inscrições gratuitas

Próximo Artigo

Separamos para você