A energia solar acaba de registrar um crescimento de 37,5% em potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos, chegando a 22 gigawatts no primeiro semestre de 2023 ante os 16 gigawatts em janeiro deste ano. O mapeamento da Bonö Energia, empresa de engenharia e projetos de geração de energia solar para os mercados corporativos, foi realizado com base nos dados oficiais da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo o estudo, também houve um aumento de 36,6%% na geração de empregos, passando de 440 mil em janeiro de 2023 para 600 mil em julho deste ano. O setor registrou ainda um acréscimo de 30% nos investimentos: em junho foi de R$ 111,2 bilhões, ante os R$ 85,5 bilhões em janeiro de 2023.

Atualmente, a geração própria de energia solar atende mais de 2,6 milhões de unidades consumidoras no País, que estão espalhadas em mais de 5,5 mil municípios brasileiros, e em todos os estados brasileiros.

Segundo Vitor Ferrari, CEO da Bonö Energia, este cenário só vem a demonstrar que o setor está em franco crescimento e tende a se manter assim até o fim do ano. “O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta e, desde 2012, vem atraindo investimentos vertiginosos mês a mês”, comenta.

Com sete anos de atuação no País, o Grupo Bonö possui mais de 1.200 projetos realizados no território nacional, num total de mais de 200 megawatts (MW) comercializados para empresas e indústrias. Os empreendimentos desenvolvidos pela empresa representam uma redução da ordem de mais de 83 mil toneladas de CO2 na atmosfera, equivalentes a mais de 500 mil árvores replantadas.

“Sempre fomos uma empresa com foco em inovar o jeito de fazer as coisas. Nestes sete anos, construímos uma reputação de autoridade e expertise no mercado solar. A valorização de boas práticas é muito importante para nós e, por isso, sempre buscamos criar um ambiente saudável e colaborativo para que a sustentabilidade do nosso negócio se mantenha, e isso seja refletido nas ações com nossos clientes e parceiros”, conclui Ferrari.

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