As mudanças climáticas e o aquecimento global estão no cerne das atenções quando o tema é a indústria da construção. Buscar alternativas que minimizem os danos já causados e trazer propostas que possibilitem implementar soluções sustentáveis fazem parte do dia a dia dos profissionais do setor. É cada vez mais comum a incorporação de energias limpas e renováveis em projetos de construção pelas inúmeras vantagens que elas trazem para o macro e microambiente:

1. Redução das emissões de carbono

A utilização de fontes de energias alternativas como a solar, eólica e hidrelétrica, diminuem significativamente a emissão de carbono em um projeto de construção. Além de diminuir a poluição e contaminação, a alternativa possibilita que empresas sejam reconhecidas pelas boas práticas, como a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), propõe.

2. Economia de energia e custo a longo prazo

Embora o investimento inicial em sistemas de energia renovável seja alto, os benefícios financeiros a longo prazo são notáveis. A energia solar, por exemplo, permite que edifícios gerem eletricidade e reduzam a dependência da rede elétrica tradicional.

3. Resiliência em energia

A resiliência em energia é outra vantagem relevante. Durante apagões ou interrupções no fornecimento de energia, os sistemas de energia renováveis e autossuficientes, mantém operações críticas em andamento sem onerar nenhum processo, especialmente em instalações que exijam energia contínua, como hospitais e centros de dados.

4. Valorização de propriedades

Edifícios com fontes de energia renováveis tendem a ser mais valorizados no mercado imobiliário. Compradores, investidores e inquilinos se interessam por imóveis que ofereçam economia energética atrelado a um estilo de vida sustentável.

5. Responsabilidade social e imagem de marca

Empresas que se adequam a compromissos ambientais e sociais, oferecendo soluções que incluem energias limpas como proposta são percebidas como lideranças inovadoras e conscientes, além de agregar valor a sua reputação no mercado.

6. Diversificação de fontes de energia

A dependência excessiva de combustíveis fósseis limita as operações a flutuações aos preços do petróleo e a questões geopolíticas. A incorporação de fontes de energias renováveis, cria uma base mais sólida e segura para o fornecimento de energia.

A adoção de energias limpas e renováveis na indústria da construção é uma necessidade iminente. Além de favorecer causas ambientais contra as mudanças climáticas, oferece benefícios financeiros, aumenta a resiliência em energia e direciona o olhar do consumidor ao juízo de valor da marca. Os profissionais do setor desempenham papel fundamental na condução da transformação para um futuro mais sustentável. É hora de abraçar a energia do futuro e construir um mundo mais limpo e sustentável para as gerações futuras.

Diogo Mourão

Diogo Mourão Arquiteto e Urbanista pela FAAP com pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Mackenzie, é sócio-fundador da Conecta Reforma, startup focada em melhorar a experiência da reforma para quem precisa realizar grandes obras, e responsável pelas áreas de Arquitetura, Orçamentos e Operações da construtech.

Mapa de Registro de Imóveis do Brasil, lançado no Tocantins, passa a cobrir todo o país

Artigo Anterior

Tecnologia e sustentabilidade contribuem para ampliação de lagoas artificiais pelo mundo

Próximo Artigo

Separamos para você