Formadas pelo azul, vermelho e amarelo, as cores primárias são conhecidas como as “cores puras”, já que não podem ser criadas a partir da mistura de outras opções, mas é a partindo delas que podemos compor diversas combinações. No décor, elas são a base de revestimentos, paredes ou até dos móveis, ideais para quem busca sensação de bem-estar, alegria e vitalidade dentro do lar. Bem aplicadas, elas conseguem deixar o ambiente com mais personalidade, uma vez que também fazem parte as tonalidades fortes e vibrantes.

O azul está associado à tranquilidade, produtividade e segurança, trazendo a sensação de autoconfiança para os moradores. Versátil, se encaixa em qualquer estilo de decoração, podendo ser uma ótima alternativa para deixar qualquer ambiente mais bonito e agradável. Suas graduações de nuances abrem um leque de possibilidades na hora de compor os espaços. Mais claro, por exemplo, deixa os ambientes leves e calmos, sendo uma boa pedida para os dormitórios. Já uma tonalidade mais escura representa formalidade e sobriedade.

O amarelo, por sua vez, transmite alegria e prosperidade. Por ser vibrante, essa cor primária sempre irá chamar a atenção, mesmo se estiver inserido em um ambiente com cores marcantes. Entretanto, é possível utilizar o amarelo em diversas situações, mas convém saber como e onde aplicá-lo para não sobrecarregar o local. Pode estar em paredes, cortinas, estofados, luminárias ou em pequenas peças decorativas.

O vermelho representa sensações como amor, energia, poder, ousadia e força. Como se trata da cor mais quente entre as primárias, pode fazer com que as pessoas que estiverem em contato com ela aumentem a pressão sanguínea estimulando o sistema nervoso. No décor sempre é marcante, atraindo muitos olhares, mas por conta da sua intensidade causa reações contra e a favor. Por isso, assim como o amarelo, é preciso aplicá-la pontualmente. No estar, podemos aplicar em algum móvel, no quarto pode estar almofadas ou tapetes, na cozinha é aconselhável inserir nas paredes, móveis ou em acessórios. É uma cor que combina com tons neutros e claros, como o branco.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Atenção com as manutenções de final de ano

Artigo Anterior

Uso do alumínio na indústria deve aumentar 40% até 2030

Próximo Artigo

Separamos para você