Todo ano, depois de aprofundados estudos de comportamento da sociedade e insights globais, marcas renomadas e especialistas em cores lançam novos tons como tendência para a temporada. Dessa maneira, norteiam lojas, arquitetos e consumidores sobre o que é importante e deve-se buscar para o lar.

Vou contar um pouco sobre as seleções das principais referências do segmento. 

Pantone: Very Peri

O tom anunciado recentemente pela foi definido como uma combinação de um violeta avermelhado e um azul dinâmico, resultando em uma tonalidade vibrante e que flerta com o futurismo. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, a cor é a mais feliz e o mais quente de todos os tons de azul, com uma presença alegre e dinâmica. Misto do azul, que traz calma, e do vermelho, que energiza, o tom de violeta brinca com dualidades. É jovem e ousada, que estimula a criatividade e pode aparecer tanto em paredes de destaques, quanto em detalhes. Vibrante e criativa, a cor do ano também flerta com conceitos como o metaverso e a união dos mundos físico e digital.

Coral: Melodia Suave

Fresca e leve, essa tonalidade reflete a imensidão do céu, oferece um toque de natureza para o espaço interior e ilumina os ambientes da casa. Versátil, Melodia Suave é também uma cor que combina com outros tons, desde neutros suaves aos claros e alegres. Segundo a marca, os efeitos da pandemia realçaram todos os campos da nossa vida: social, econômico, ambiental e nos fizeram reavaliar o que realmente importa, ou seja, família, amigos, nossa casa.

Suvinil: Eclipse

Ela representa esse recomeço, segundo a marca. Trata-se de um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura. Tem o tom das primeiras plantas que habitaram a Terra e vibração inovadora das novas gerações. É vivo, mas também aconchegante. É a energia do mundo – mas ainda das boas memórias. Traz euforia e alívio, além das sensações que precisamos sentir agora.

Sherwin-Williams: Neblina Perene

Estamos falando de uma opção suave e sutil, fácil de usar em qualquer parte da casa. Segundo o fabricante, a natureza familiar e confortável da Neblina Perene brilha como um pano de fundo reconfortante e refresca qualquer espaço. Depois de anos de tons neutros frios, o verde Neblina Perene inaugura uma nova era de nuances médias nostálgicas.

A cor calmante e serena serve a espaços multiusos para promover a versatilidade dos ambientes, podendo ser usadas em livings e outras áreas de descanso e relaxamento, halls de entrada e átrios para dar às boas-vindas de uma maneira reconfortante.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Brasil está entre os maiores geradores de empregos em energia solar no mundo

Artigo Anterior

Por que o BIM deve ser adotado com foco em transformação?

Próximo Artigo

Separamos para você