Todo ano, depois de aprofundados estudos de comportamento da sociedade e insights globais, marcas renomadas e especialistas em cores lançam novos tons como tendência para a temporada. Dessa maneira, norteiam lojas, arquitetos e consumidores sobre o que é importante e deve-se buscar para o lar.
Vou contar um pouco sobre as seleções das principais referências do segmento.
Pantone: Very Peri
O tom anunciado recentemente pela foi definido como uma combinação de um violeta avermelhado e um azul dinâmico, resultando em uma tonalidade vibrante e que flerta com o futurismo. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, a cor é a mais feliz e o mais quente de todos os tons de azul, com uma presença alegre e dinâmica. Misto do azul, que traz calma, e do vermelho, que energiza, o tom de violeta brinca com dualidades. É jovem e ousada, que estimula a criatividade e pode aparecer tanto em paredes de destaques, quanto em detalhes. Vibrante e criativa, a cor do ano também flerta com conceitos como o metaverso e a união dos mundos físico e digital.
Coral: Melodia Suave
Fresca e leve, essa tonalidade reflete a imensidão do céu, oferece um toque de natureza para o espaço interior e ilumina os ambientes da casa. Versátil, Melodia Suave é também uma cor que combina com outros tons, desde neutros suaves aos claros e alegres. Segundo a marca, os efeitos da pandemia realçaram todos os campos da nossa vida: social, econômico, ambiental e nos fizeram reavaliar o que realmente importa, ou seja, família, amigos, nossa casa.
Suvinil: Eclipse
Ela representa esse recomeço, segundo a marca. Trata-se de um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura. Tem o tom das primeiras plantas que habitaram a Terra e vibração inovadora das novas gerações. É vivo, mas também aconchegante. É a energia do mundo – mas ainda das boas memórias. Traz euforia e alívio, além das sensações que precisamos sentir agora.
Sherwin-Williams: Neblina Perene
Estamos falando de uma opção suave e sutil, fácil de usar em qualquer parte da casa. Segundo o fabricante, a natureza familiar e confortável da Neblina Perene brilha como um pano de fundo reconfortante e refresca qualquer espaço. Depois de anos de tons neutros frios, o verde Neblina Perene inaugura uma nova era de nuances médias nostálgicas.
A cor calmante e serena serve a espaços multiusos para promover a versatilidade dos ambientes, podendo ser usadas em livings e outras áreas de descanso e relaxamento, halls de entrada e átrios para dar às boas-vindas de uma maneira reconfortante.
Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)
Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.