A indústria da construção foi um dos principais setores que aqueceu a economia em 2022 no país. De acordo com o relatório divulgado, recentemente, pela Statistics Canada, no ano passado, foram contratados mais 114 mil profissionais, aumento de mais de 7%, quando comparado a 2021, tornando a construção como uma das indústrias com maior crescimento no país.
O cenário é positivo, mas junto ao crescimento vem os desafios. O Canadá enfrenta um de seus maiores problemas: escassez de mão de obra. De acordo com a Associação Canadense de Construção, o país precisará de quase 310 mil novos trabalhadores até 2030, impulsionado pela aposentadoria de 22% da força de trabalho – incluindo engenheiros, arquitetos, gestores, entre outros. A perda desta massa experiente é uma preocupação significativa.
Para tentar afrouxar a corda no pescoço, somente o governo de Ontário investirá, este ano, cerca de US$ 3,7 milhões em treinamentos para auxiliar até 2.500 trabalhadores para iniciar ou progredir em suas carreiras neste segmento. Até 2031, a província precisará de mais de 100 mil profissionais da construção civil para cumprir suas metas ambiciosas de infraestrutura, incluindo 1,5 milhão de residências.
Embora o contingente de trabalhadores neste segmento sejam homens, o governo está investindo fortemente no treinamento do público feminino. Os resultados têm sido surpreendentes. “As mulheres têm apresentado muito jogo de cintura para resolver os problemas do cotidiano, são proativas, resilientes e comprometidas. É disto que o mercado precisa, de pessoas gabaritadas para fazer o negócio andar e desafiar as mais diversas situações com maestria”, ressalta o proprietário da Six Education e organizador da ExpoCanada, Ed Santos.
Além do desafio de encontrar profissionais qualificados, outro problema é mantê-los no emprego. “Muitas vezes, o candidato é super qualificado, inclusive os imigrantes, mas têm dificuldades de se adaptarem à cultura canadense, já que carecem de resiliência, de proatividade e de inteligência emocional para permanecerem na empresa”, explica Ed.
Mercado de trabalho – Antes de chegar em solo canadense, é importante que os interessados saibam como validar sua formação acadêmica. Cada província dispõe de uma política de validação. Para ajudar a esclarecer as dúvidas e o ingresso ao mercado, o BCCA – Integrationg Newcomers (BCCA-IN) presta serviços gratuitos.
A maioria das oportunidades disponíveis são relativas ao tamanho da população. Conforme dados da BuildForce Canada, Ontário, a segunda maior província do Canadá, representa cerca de 37,5% das vagas abertas no país. British Columbia vem em segundo lugar com 16,7%, enquanto Alberta fica com 15%.
Na maioria destas províncias os salários são bem atrativos. Conforme pesquisa divulgada, recentemente, pela Randstad.ca, o ganho médio anual de um arquiteto está entre $ CAD 84 e 130 mil. O gerente de construção civil pode ganhar na faixa de $ CAD 81 a 120 mil/ano. Já um engenheiro eletricista está na faixa de $ CAD 80 a 100 mil/ano.
ExpoCanada 2023 – Em março, a partir do dia 9, acontecerá a ExpoCanada 2023. Quem estiver interessado em conhecer mais sobre o mercado de trabalho, imigração e profissões mais requisitados no Canadá, é importante participar deste evento, que será gratuito e trará várias entidades educacionais canadenses (colleges, universidades, high school, idiomas e cursos profissionalizantes). www.expocanada.com.br
1. Porto Alegre: dia 09 de março (quinta-feira) – das 19h às 22h
Local: Hotel Deville Prime Porto Alegre – Av. dos Estados, 1909 – Anchieta – Porto Alegre
2. São Paulo: dia 11 de março (sábado) – das 13h às 18h
Local: Blue Tree Transatlântico Convention Center
Avenida Cecília Lottenberg, 130 – Chácara Santo Antônio (zona sul)
3. Curitiba: dia 12 de março (domingo) – das 14h às 18h
Local: Hotel Grand Mercure Curitiba Rayon – Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro – Curitiba