Fotos: Beto Lima
Como sabemos, a natureza sempre nos aproxima de um estilo de vida mais saudável e nos proporciona momentos incríveis. Quando estamos em contato ela respiramos melhor, melhoramos o nosso desempenho nas atividades do dia a dia, nos concentramos mais facilmente, relaxamos e nos conectamos melhor com a nossa essência. Por isso, é sempre importante termos em casa um cantinho voltado para o cultivo de plantas. Assim, podemos nos lembrar diariamente das sensações e melhorias que a natureza nos traz.
Na casa em que recebe a Mostra Casa Saudável temos a honra de ter dois espaços verdes: o Jardim Saudável e o Teto Verde. Hoje apresento para vocês um pouco mais destes ambientes e suas propostas.
Jardim Saudável
Projetado para promover bem-estar físico, psicológico e mental, o ambiente de 120 m² foi inspirado pelos quatro elementos da natureza (terra, fogo, água e ar). Por meio deles, os profissionais que integram o escritório Toni Backes Paisagismo, em parceria com Gabriela Pizzetti e Grace Jahnel, e a paisagista Maria Fernanda Marques Paisagismo montaram espaços para descanso, lazer, diversão, contemplação, produção intelectual e até mesmo exercício físico no jardim do nosso casarão em Pinheiros.
Uma das principais preocupações foi a escolha de mobiliários e equipamentos que respondessem aos quesitos de funcionalidade, ergonomia, histórico do material e baixa pegada ecológica. No piso, são destacados os materiais como madeira, pedra e concreto, além de pavimentos drenantes e conduções da água pluvial para uma gestão de águas eficiente, promovendo a infiltração natural.
Os profissionais ainda reforçam que o contato físico e visual com os elementos naturais proporcionam benefícios físicos, como por exemplo prevenção de doenças respiratórias e psicológicos para as pessoas. Além disso, o entendimento do local, como paisagem natural, é fundamental para sua valorização e potencialidade. Não tem quem não sinta vontade de passar algumas horas relaxando neste jardim!
Teto Verde
Funcionando como mais um espaço de refúgio para descanso e meditação, os objetivos do arquiteto e paisagista Mário Sérgio Soléo Scalambrino na criação do Teto Verde foram inspirar as pessoas a terem uma conexão consigo e com o cosmos. Com 177 m², o ponto de partida do projeto foi o sol, o céu e a orientação para o sul. Com desenho baseado nos raios solares, o ambiente proporciona uma vista de 360° da região.
O projeto iniciou a partir da troca das telhas originais, que eram de amianto, um material extremamente tóxico. O madeiramento original, que estava em bom estado, se tornou um recurso disponível para a execução do deck de acesso, executado com o reaproveitamento das vigas, caibros e tábuas.
Na vegetação, a escolha de espécies nativas valoriza a flora brasileira. Trazem graça e cor ao ambiente: Rosinha de Sol, Cosmos e Girassol. A atração de borboletas é garantida com as Lantanas amarelas, enquanto a Grama São Carlos, nativa do Brasil, proporciona aos visitantes contato com o solo e um bonito visual.
O teto verde recebeu também painéis de energia solar e aquecimento de água (Ecohome), uma área para fogueira e até uma pequena horta biodinâmica (que planeja, semeia, planta e maneja conforme as influências não só da Lua, mas dos planetas e constelações).
Mostra Casa Saudável
A exposição reúne grandes nomes do mercado de arquitetura que assinam o projeto de reforma e construção de 17 ambientes em um casarão localizado na Avenida Pedroso de Morais, 2.188, no bairro Alto de Pinheiros. O espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 13h às 20h. A visita conta com guia e deve ser agendada pelo site www.mostracasasaudavel.com.br. Cada ingresso custa R$30,00 e além do tour presencial, também há a possibilidade de fazer o tour de maneira virtual.
Marcos Casado (@marcoscasado1)
Engenheiro civil, atuou como gerente técnico do Green Building Council Brasil e foi gestor de obras no ABN AMRO Real. É diretor do HBC Brasil – Healthy Building Certificate.