As tecnologias residenciais podem ser usadas para facilitar a rotina e também para manter um equilíbrio com o meio ambiente. Algumas ajudam a economizar energia; outras, podem melhorar a segurança. Através do sistema Internet das Coisas ou simplesmente IoT, é possível transformar lares em ambientes conectados.

 A Planet Smart City, que projeta e constrói condomínios e cidades inteligentes, como a Smart City Laguna, no Ceará, usa desta tecnologia para tornar as rotinas de seus moradores mais fáceis e práticas, com a possibilidade de controlar remotamente diversos aparelhos eletrônicos através do celular.

 A CEO da empresa, Susanna Marchionni, explica que ao construir as cidades inteligentes, a empresa pensa sempre em ir além do óbvio, já que o objetivo é sempre ajudar os residentes. “Quando chegamos ao Nordeste queríamos ir além da iluminação de LED, porque uma cidade realmente inteligente precisa ter soluções que engajem seus moradores no cuidado dela, como as câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial”, diz.

Já o Head de IOT Brasil da Planet, Pedro Braida, conta que essas tecnologias são sempre pensadas para auxiliar as pessoas que precisam ter mais agilidade na sua rotina. “Elas podem ajudar na economia de água, luz e gás. Algumas até auxiliam na segurança, como os dispositivos de alarme e de tranca de portas e janelas”, explica. Abaixo algumas alternativas que podem ser facilmente adaptadas a sua casa.

Câmeras inteligentes: com ela é possível monitorar a casa através de aplicativo de celular. Possui sensor de movimento. Caso alguma atividade estranha seja detectada, uma foto é enviada ao morador por meio do aplicativo, mostrando o que foi visto.

Central de alarme: com sensores de abertura de portas e janelas. Além de  sensores de movimento. Caso alguém tente abrir a porta, ou se movimente próximo ao sensor, um alarme é acionado e uma mensagem é enviada ao aplicativo de celular, para avisar o morador, caso ele não esteja em casa.

Smart plugs: tomadas inteligentes, podem ligar e desligar os eletrodomésticos, mesmo através de aplicativos. Ele ainda conta com um medidor de energia. Sendo possível saber quanto de energia esse eletrodoméstico está gastando. Ainda se pode programar como deverá ser o uso deste aparelho.

Blaster de infravermelho: com esse dispositivo é possível controlar qualquer aparelho, que tenha infravermelho, como os televisores e os ar-condicionados. Pode-se ainda programar quando o aparelho irá funcionar. Como, por exemplo, ligar o ar quando estiver se preparando para dormir, e ao pegar no sono o ar-condicionado ser desligado.

Lâmpada inteligente: luzes de leds inteligentes, podem ser programadas, para serem ligadas somente quando faltar a energia elétrica, por exemplo. Pode ainda ser controlada por aplicativos e controladas a distância.

Alimentador de animais: esse dispositivo, pode ser usado para alimentar os animais à distância. Também é controlado por aplicativo. Ainda possui câmera e microfone. Sendo possível chamar o animal para comer, na hora que desejar. A comida fica acoplada ao dispositivo e pode ser despejada, quando quiser.  

Sensor de fumaça: deve ser instalado na cozinha. Caso uma grande quantidade de fumaça for detectada, um alarme é acionado, sendo possível apagar a fumaça ou fogo, antes que um grande acidente aconteça. Uma mensagem, também é enviada ao aplicativo, para avisar ao morador, caso ele não esteja em casa 

Campinas ganhará primeira usina de geração de energia a partir do lixo reciclado

Artigo Anterior

Laboratório de Geossintéticos do IMT recebe certificação internacional

Próximo Artigo

Separamos para você