Como preparar a casa para ser multifuncional?

Quando falamos sobre preparar a residência para ser um espaço para receber pessoas e também um lugar de trabalho, o raciocínio é o mesmo que conversamos no artigo anterior: trazer versatilidade aos ambientes. Ou seja, as duas funções podem estar inseridas em um mesmo cômodo, sem que deixe de confortável e usual. Porém, precisamos de um bom planejamento. E planejar significa utilizar os recursos disponíveis para esconder a bagunça do trabalho quando os convidados chegarem. Uma porta, armários, gavetas… há diversas opções no mercado que podem nos ajudar com essa tarefa.

Apesar disso, eu acredito que o mais libertador seja entender que a nossa casa é viva e não uma foto de revista. Eu sempre escuto muitos clientes pedindo que a cozinha seja fechada para que esconda aquele prato que ficou na pia sem lavar. E esse é o ponto! Esses detalhes fazem parte da rotina de qualquer pessoa. É um tanto quanto impossível que tudo esteja no seu devido lugar a cada segundo, não é? Pois bem! A tendência dos ambientes integrados possibilita que a gente mostre tudo isso, como realmente somos e como funciona a nossa vida dentro de nossas casas. Claro, não estou falando de uma pia lotada de louça… Mas um copo ou outro, um prato, faz parte. 

Uma outra questão que precisamos inserir na rotina, que estão disponíveis para nos ajudar, são os eletrodomésticos e a tecnologia como um todo. Uma máquina de lavar louça, por exemplo, é muito prática e auxilia bastante em uma rotina corrida. Uma outra solução que eu sempre uso e apresento nos projetos, é o recurso da televisão giratória, que possibilita que a gente assista a um programa ou um filme de diversos lugares. Então, temos que tirar proveito desses recursos para conseguir chegar na versatilidade dos ambientes. 

E, não menos importante, é nosso dever quebrar alguns paradigmas. Um ambiente de trabalho com luz branca, que só vai fazer com que a gente produza, mas sem conforto, sem personalidade, não é o mais indicado nos dias de hoje. Precisamos nos sentir bem, acolhidos, para que as nossas tarefas sejam feitas com qualidade. Ou seja, um espaço com uma iluminação confortável para o social, para o receber, também vai ser ótimo para os momentos de trabalho. 

Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)

Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.

Fale conosco
 loja@pini.com.br(11) 4858-5012

Fundada em 1948, a PINI é uma empresa de informação especializada no atendimento às necessidades dos profissionais e empresas da indústria da construção civil. Atua nas áreas de Mídia, Sistemas, Educação, Informação Estratégica e Consultoria.

Copyright © 2021 PiniWeb. Todos os direitos reservados.