Apoiada pelo Grupo EHL, universidade foi desenvolvida a partir dos pilares de educação, ESG, inovação e tecnologia do empreendimento; projeto segue proposta de flexibilidade e prevê técnicas sustentáveis de construção.
O empreendimento turístico-residencial MARAEY, que está sendo desenvolvido em Maricá (RJ), conquistou recentemente o prêmio de melhor projeto do mundo em Public Services do International Property Awards com a sua universidade de hotelaria, apoiada pelo Grupo EHL (Fundador da Escola de Hotelaria de Lausanne). O projeto da universidade, submetido a um júri de mais de 100 profissionais, foi reconhecido por critérios como design, serviço, originalidade e compromisso com a sustentabilidade, seguindo uma proposta de arquitetura bioclimática integrada num campus vertical, com jardins internos, espaços abertos de uso público e técnicas sustentáveis de construção.
Desenvolvido pelo estúdio TOSEN Design, em parceria com o Grupo Abacus, o projeto tem como ativos fundamentais educação, inovação e tecnologia, conectados à agenda EESG (meio ambiente, responsabilidade social, econômica e governança). Na primeira fase, MARAEY irá contemplar três hotéis cinco estrelas (1.100 quartos) e 244 Branded Residences afiliados à rede Marriott International, o Centro de Referência Ambiental (CRA), a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), além da universidade.
Diante da perspectiva de geração de 36 mil empregos em plena operação, MARAEY cria uma enorme demanda por pessoal qualificado nas áreas de turismo e serviços, e a MARAEY Hospitality Business School, que terá capacidade para 700 estudantes de nível superior, vai atender a essa necessidade. “Nós, do Grupo Abacus, que temos acompanhado MARAEY desde sua conceção como escritório de referência, estamos muito felizes por este reconhecimento que constata os nossos esforços em desenhar tanto a universidade quanto os hotéis e o centro de pesquisas com base nos mais altos padrões de sustentabilidade e excelência, conceitos inovadores, além dos processos e tecnologias construtivas mais modernos e respeitosos com o meio ambiente”, afirma Daniel Martínez, CEO do Grupo Abacus
Entre as principais características do projeto arquitetônico, está o conceito de campus vertical, que se concentra em uma estrutura compacta e considera o entorno, para garantir a preservação das áreas verdes. Isso segue a proposta de MARAEY de respeito à biodiversidade da região, com uma parcela pequena de ocupação predial na área do empreendimento.
O prédio contemporâneo foi desenhado para manter o conceito do “ar livre”, com jardins internos, vegetação integrada, pátios centrais e atenção aos espaços comuns, a fim de atender às necessidades dos alunos, com áreas de convivência amplas e abertas. O edifício da moradia estudantil ficará interligado à universidade. Ambos foram pensados de forma conjunta, seguindo características semelhantes e complementares.
Um dos diferenciais do projeto é o caráter público constituído através das “praças” contempladas na universidade. Com pilotis abertos à população, estes ambientes serão um local de socialização e encontros, entre os estudantes, moradores de MARAEY e o público que frequentará o empreendimento. Essas áreas comuns terão cafeterias e restaurantes que contarão com os próprios alunos como colaboradores, colocando em prática tudo o que estarão aprendendo na universidade.
Outro destaque está no pilar fundamental de sustentabilidade do projeto, com técnicas específicas e eficiência de materiais, como o uso de vidros fotovoltaicos na fachada e de painéis fotovoltaicos na cobertura, além de técnicas de controle do soleamento para regulação da temperatura. “As soluções serão incorporadas aos processos de industrialização dos diferentes elementos da construção. Esta inovação, conhecida como Construção 4.0, traz a otimização dos processos com maior controle de qualidade, menor desperdício dos insumos utilizados (incluindo a água necessária em alguns desses processos), redução do impacto da poluição e ruído local, segurança da mão de obra envolvida, além da melhora da produtividade”, explica Martínez.
A universidade de hotelaria contará com salas de aula, laboratórios, cozinha, biblioteca, salas de reunião e estudo, com infraestrutura de altíssima qualidade e versatilidade. Por isso, a equipe de arquitetos responsável optou por um projeto altamente flexível: “Criamos um projeto extremamente versátil. Sabemos que a MARAEY Hospitality Business School terá uma enorme demanda para os mais diversos usos; por isso, pensamos numa arquitetura que permita essa flexibilidade, com diversas possibilidades de integração das salas, de acordo com as necessidades. Podemos, por exemplo, preparar salas menores em maior quantidade para fins específicos, salas maiores em menor quantidade para atender grandes públicos, entre outros”, diz Javier Senosiáin, CEO do estúdio TOSEN Design.
A MARAEY Hospitality Business School é certificada pelo Grupo EHL — da universidade de Lausanne, com 130 anos de história e sede na Suíça, reconhecida nos últimos cinco anos como a melhor instituição de ensino de hospitalidade do mundo. A universidade oferecerá cursos de bacharelado, MBA e profissionalizantes, em áreas como Gastronomia, Hospitalidade e Negócios.