Não é de hoje que a combinação do preto com o branco possibilita criar ambientes modernos e sofisticados. Muitos versáteis na decoração, essas duas cores combinam com praticamente todos os estilos, sendo as preferidas para serem aplicadas em cômodos como quarto, sala de estar, cozinha e banheiro. Elas se completam em diferentes projetos, onde o branco se revela como um tom mais frio e o preto é poderoso e intimista. Com isso, os objetos decorativos, assim como os móveis e outros itens, ganham um significado totalmente diferente, se complementando.

Não existe regra ou um jeito certo de escolher esse casamento de cores, tudo vai depender do estilo que o morador quer criar e qual o tipo de sensação quer transmitir em determinado ambiente. O estilo minimalista, por exemplo, deixa qualquer ambiente elegante, principalmente quando combinado com linhas e formas geométricas. É possível aplicar o preto e branco em estampas de almofadas, tapete, quadros e outros objetos que compõem o ambiente. Para dar uma quebrada no tom utilizar plantas ou outros objetos com cores diferentes, como verde, azul, rosa e etc.

Uma dica importante é usar mais branco do que preto, onde o tom mais escuro pode entrar para criar pontos de contraste, assim criando uma atmosfera muito mais elegante. No quarto, o morador pode apostar em um enxoval monocromático, onde o kit cama branco conta com detalhes em preto – costuma ficar lindo! Neste caso, os detalhes fazem toda a diferença, por isso é bom se atentar na escolha dos objetos de decoração como almofadas, móveis e até revestimentos que vão levar mais sofisticação e dar um ar moderno ao local. Na cozinha, o branco transmite uma ideia de plenitude e de um ambiente limpo e clean, já o preto dá aquele ar de modernidade. O morador pode apostar em um armário planejado bicolor, criando uma harmonia com a geladeira, fogão e outros eletrodomésticos pretos.

Vale lembrar que a decoração em preto e branco pode ser aplicada, praticamente, em qualquer tipo de ambiente. Porém, é preciso bom senso para não ter desequilíbrio nem deixar a proposta com um visual muito sobrecarregado. Além disso, a composição de preto e branco pode ser combinada com tons vibrantes como o vermelho, amarelo, laranja e turquesa. Em ambientes rústicos, por exemplo, as duas cores têm a função de destacar ainda mais os elementos de madeira.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

EUA x Brasil. Diferenças nas residências e nos costumes

Artigo Anterior

Venda de imóveis de médio e alto padrão cresce quase 300% em um ano

Próximo Artigo

Separamos para você