Foto: Julia Herman
Quando falamos em automação residencial é comum termos pessoas que se empolgam e se envolvem no assunto e outro grupo mais resistente aos seus conceitos tecnológicos. Apesar de estarmos em uma crescente em relação a tecnologias e tendências funcionais cada vez mais avançadas, ainda encontramos muitas dúvidas quando se trata do que de fato podemos fazer implementando automação em nossos ambientes do cotidiano.
A automação vem como uma ferramenta facilitadora de serviços que por muito tempo eram executados apenas de forma manual. Hoje conseguimos acender luzes, abrir portas e até lavar roupas, tudo na palma de nossas mãos com sistemas eletrônicos conectados à internet que nos permitem otimizar tempo.
O que conseguimos automatizar?
A cada ano o mercado se reinventa ao que se diz sobre alcances e funções da automação. Um de seus serviços mais comuns é a segurança, que permite que você tenha acesso ao sistema de câmeras da casa através do celular ou tablet, além de fechar e abrir portas, verificação de alarmes. Outra possibilidade que a automação gera é a criação de cenas de iluminação. Nesse caso, o proprietário pode escolher quantas lâmpadas de um ambiente ele quer acender, qual a intensidade delas e assim criar variações de iluminação – neste caso, é necessário a especificação de lâmpadas dimerizáveis.
Mas não paramos por aí, hoje muitos dos eletroeletrônicos disponíveis no mercado já vem com configurações compatíveis ao sistema de automação, permitindo lavar roupas, ligar a TV, mudar de canais e tocar uma música, aquecimento de pisos, irrigação de plantas ou ativar e desativar o ar-condicionado. Tudo com um clique no celular ou comando de voz.
O que preciso para ter um ambiente automatizado?
Para a implementação de automatização é necessário que todos os itens e aparelhos a serem automatizados estejam conectados a uma central de controle (o que executará as funções desejadas) e uma rede de internet que possibilite a conexão destes com o smartphones e tablets, para que assim seja possível controlá-los remotamente.
Quais as vantagens em aplicar esse sistema em casa?
A principal vantagem em automatizar as atividades e serviços de casa é a praticidade e comodidade para todos os moradores. Por dar acesso e controle de serviços em diferentes ambientes gerenciados em um só lugar, a automação dispensa a necessidade de locomoção para executar tarefas. Além disso, outro ponto importante é a segurança, uma vez que com o sistema é possível monitorar atividades, acessar câmeras, verificar abertura de portas e alarmes de segurança. Para aqueles que têm pets, crianças pequenas ou idosos em casa, a automação traz consigo a tranquilidade de poder checar e observar babás eletrônicas e assegurar o limite de acesso a determinados itens da casa ou canais de TV.
Qualquer um pode implementar um sistema de automação?
Sim, qualquer pessoa pode ter um ambiente ou uma casa automatizada. Mas não é tão simples como parece. É imprescindível que se contrate uma empresa especializada e um arquiteto para que todo o projeto e execução sejam realizados com excelência e sem gerar dores de cabeça. Hoje há muitas possibilidades no mercado, desde automações que são acionadas por Keypads, ou aquelas que conseguimos conectar ao celular e até mesmo as que são respondidas por comando de voz, como é o caso da Alexa. A contratação de um profissional se faz necessária para que sejam escolhidos os melhores sistemas e funções de acordo com a rotina, necessidade e objetivo de cada usuário, para que assim, todos os moradores tenham a melhor e mais prática experiência com essa ferramenta que veio exatamente para esta função.
Isabella Nalon (@isabellanalon)
À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.