Você saberia me dizer algo que uma mulher não poderia fazer? Pois então, cada dia mais podemos ver mulheres nas mais diversas profissões, exercendo os ofícios com muito profissionalismo e empatia. Na arquitetura não poderia ser diferente, as mulheres estão envolvidas desde os mínimos detalhes dos projetos, até nas mais complexas construções.
Um projeto de arquitetura nasce da empatia do profissional com o cliente, da sensibilidade em entender o briefing inicial e traduzir em projeto, depois o olhar detalhista para ver se não está faltando nada, se podemos acrescentar algo. O cuidado nos cantinhos para entregar a obra com ótimo acabamento.
Falando por mim, nós mulheres abraçamos várias funções em nosso dia a dia. A agitada vida de arquiteta que divide agenda com a vida de mãe que organiza a casa, o passeio dos pets, a saída com as amigas, a meditação, o exercício físico, a alimentação saudável, entre outras coisas, só nos ajuda a cada vez mais sermos focadas em nossos objetivos para que cada função seja cumprida da melhor maneira, no menor espaço de tempo.
As mulheres foram conquistando seu espaço, pois a grande maioria sabe o que quer e vai atrás de alcançar seus objetivos de uma maneira prática, profissional e com muita bondade amorosa, mostrando empatia e conquistando todos à sua volta.
O que me encanta é o equilíbrio entre a sensibilidade feminina e a firmeza de uma mulher que quer mostrar seu local! E, claro, a diversidade é a melhor das escolhas, quanto mais mesclarmos gêneros em funções, melhor será o resultado.
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.