Presente no nosso cotidiano e cada vez mais em alta na decoração o uso da cor vem ganhando espaço em nossas casas, além de deixar o ambiente da sua casa com mais vida, cores podem ter efeitos de cura e através do conhecimento da terapia das cores podemos renovar a energia dos cômodos e aumentar o seu bem-estar.

Mas e o que é essa terapia das cores?

Cura de doenças através de estarmos expostos a ambientes com certas cores, cada cor irá produzir um efeito de cura no nosso organismo além desses efeitos, podemos utilizar a cor para equilibrar a harmonia e as energias entre corpo, mente, espaço e as nossas emoções. 

Confira algumas dicas de como você pode aplicar as cores na sua casa e qual efeito ela poderá causar no seu organismo.

Uma maneira fácil de utilizar cor nos ambientes é através dos objetos, se com o tempo cansar você poderá trocar somente os objetos, podemos brincar com as cores ao restaurar ou reformar um móvel ou um objeto, trocando material, pintando ou colocando algum tecido.

Vermelho é a cor da paixão, sexualidade e deve ser utilizado para afastar a depressão e desânimo, porém deve ser usado com cautela, pois em excesso causa ansiedade e nervosismo. Lembrando que, o efeito de cura no nosso corpo é ativação da circulação e eliminação das impurezas.

Laranja está ligado ao rejuvenescimento, criatividade e reconstrução, por isso é ótimo ao combate do desânimo, à falta de energia e força de vontade. Para tratamento ativa o metabolismo e o sistema digestivo – cuidado. 

Amarelo é importante para vitalizar o coração e a fortificar dos tecidos de maior sensibilidade. Além, de trazer energias positivas, estimular a criatividade e o otimismo, porém quando utilizado em excesso provoca desconcentração e perda de foco. 

Verde transmite uma energia regeneradora e traz calma e tranquilidade, além de bem-estar no geral. Não temos contraindicações para essa cor e tem participação em praticamente todas as atividades do tratamento, mas claro, com ênfase em ação antisséptica e anti-infecciosa.

 Azul, uma cor calmante e relaxante. É indicado para regeneração celular dos nervos, músculos, aparelho circulatório e pele. Além de ser, lubrificante das articulações do tubo digestivo-reto. Equilibra a energia e trabalha a intuição, além de purificar e trazer limpeza ao ambiente. Muito utilizada em hospitais, pois traz calma aos enfermos.

Violeta, uma cor relacionada à espiritualidade, auto- estima, porém quando for muito usado pode deixar a pessoa deprimida. No corpo tem efeitos anti-inflamatórios e infecciosos. Abre  o apetite, cuidado.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Solução para evitar umidade nos móveis de cozinha e área gourmet

Artigo Anterior

13º edição do Seminário Internacional BIM acontece em novembro

Próximo Artigo

Separamos para você