Sugiro começar pensando: qual o conceito de vida saudável e sustentável para você?
Para mim, ser saudável é, em primeiro lugar, ser atenta ao que meu corpo pede. Aderindo a uma alimentação que me faça bem, tendo uma vida agradável, boas horas de sono, atividade física para tornar meu corpo vivo, boa música pra agradar os ouvidos e meditação para alegrar a alma. Ser sustentável com tudo o que consigo ser, utilizando bem os itens que tenho, fazendo compra de alimentos de uma maneira consciente e não acumular (roupas, móveis, comida, pensamentos). Me torno sustentável quanto mais eu estou consciente dos meus atos e deixo ir o que não é necessário ficar!
Pois bem, podemos utilizar todos esses conceitos nas construções, imaginando que cada casa é o abrigo de alguém, é o local de bem-estar e aconchego! E uma casa saudável tem iluminação e ventilação natural, tem jardins ou floreiras com plantas e temperos para usarmos no dia a dia e para trazer frescor aos ambientes.
Podemos pensar em empresas que trabalham com materiais de qualidade que não poluem o ambiente e não deixam qualquer tipo de resíduo que possa prejudicar nossa saúde. Encontramos cada vez mais empresas preocupadas com o meio ambiente e com a saúde de cada ser vivo.
Vale procurar pisos feitos de materiais sustentáveis, ares condicionados que consomem menos, tintas que não prejudiquem o ar, tecidos feitos a partir de materiais reciclados, entre outros itens!
Abuse de itens como reaproveitamento da água de chuva para irrigação, faça telhado verde. Verifique com os moradores se eles têm algum mobiliário que você poderá aproveitar nos ambientes e quem sabe dar um novo uso. Utilize produtos de limpeza biodegradáveis.
Tenho certeza que pequenas atitudes em nossos projetos podem ajudar a transformar a consciência das pessoas e criar um mundo melhor.
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.