Por muitos momentos achei que só estudar arquitetura era suficiente e, aos poucos, algumas outras disciplinas foram aparecendo e se fazendo necessárias para um melhor entendimento do meu trabalho. Entendo que trabalhamos com pessoas e que todos somos energia. Fazer um projeto, se temos a técnica, se torna simples, mas se não conseguimos entender nosso cliente, será bastante desafiador ser certeiro.
O estudo ligado ao desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, terapias e estudos espirituais me auxilia muito em entender as pessoas e situações que surgem no meu escritório. Hoje, consigo olhar uma pessoa e entender qual seu sonho, analisando com empatia sua forma de falar, seus gestos e o comportamento comigo e/ou com seu companheiro ou sua família. Às vezes, as pessoas nos procuram para fazer um projeto de reforma em sua casa, mas a reforma está na verdade iniciando dentro dela. E se não entendermos que momento está passando, talvez não possamos traduzir com clareza o que é preciso para que essa reforma ajude na transformação da casa e, consecutivamente, dessa pessoa e dos outros moradores.
Posso também afirmar que estando consciente em minhas práticas de meditação diária, fico bem mais serena para executar um projeto com criatividade, sem que os desafios do dia a dia das obras interrompam ou “atrapalhem” esse desenvolvimento.
Falando do desenvolvimento pessoal, aprendi técnicas para traduzir expressões corporais, até mesmo micro expressões faciais. Você pode estar se perguntando no que isso pode ajudar. Imagine você conversando com um cliente e ele fala pouco, não diz muito o que quer, como você consegue tirar dele perguntas corretas para ter as respostas ideais para iniciar a elaboração do projeto? Às vezes, um simples olhar nos mostra que a pessoa se interessou pelo que acabei de falar, mas não soltou uma simples palavra!
Agora a nível energético, já parou pra pensar que às vezes entramos em locais que nos dão vontade de sair correndo? Obras em que tudo ou quase tudo dá errado? Então, se temos pelo menos a clareza que tudo é energia, podemos deixar a nossa energia sempre com pensamentos positivos e aos poucos transformar a energia dos locais e pessoas ao nosso redor.
Que tal sair da caixinha e se abrir para novos olhares, olhares que podem complementar para um entendimento mais abrangente de pessoas para que sua entrega de projeto traga uma experiência única para você e para seu cliente?
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.