Constantemente, empresas que se preocupam em permanecer no mercado, buscam meios para evitarem erros cometidos na gestão. Estes problemas podem determinar a lucratividade e até mesmo a reputação da organização. Quando o assunto é gestão de projetos da construção civil, estes desafios podem ser ainda maiores e a necessidade de evitá-los pode ser um fator decisivo para o sucesso. Principalmente com os avanços da tecnologia.

A entrega final do projeto, que consideramos aqui o nosso principal objetivo, não garante mais o triunfo se durante a gestão aconteceram inúmeras falhas, atrasos, problemas com as equipes e estouro orçamentário. Com a tecnologia, os erros tornaram-se mais visíveis e a forma com que o gestor atende as demandas e necessidades dos seus clientes e da sua equipe, é o que determina os bons resultados.

Como especialista em projetos há mais de 10 anos, eu vi muitas construtoras e profissionais com inúmeras dificuldades na maneira de passar uma informação, e afirmo que eu fui um deles e venho trabalhando diariamente para criar um canal mais transparente e honesto com todos à minha volta. Para mim, a comunicação eficaz é uma daquelas coisas que deveriam ser instintivas, mas acabam se tornando um desafio para a maioria de nós. Na construção civil, a sua ineficiência tem proporções ainda maiores, gerando retrabalhos aos profissionais, atrasos nas obras e prejuízos expressivos ao setor.

Tanto na minha vida profissional, quanto na pessoal, eu vejo a comunicação como a ferramenta mais poderosa e que determina o nosso crescimento, seja dos negócios ou das nossas relações interpessoais. Quando o assunto é canteiro de obras, manter um canal aberto e direto pode ser a chave para a alta produtividade e até na performance das equipes envolvidas.

Logo, gostaria de trazer uma provocação sobre como tem sido sua comunicação com as pessoas que estão ao seu redor. Você se considera um gestor que expõe suas ideias e pensamentos de maneira objetiva? Sua equipe sabe para qual direção estão caminhando? Quando falamos em gestão de projetos, a provocação deve ser a mesma: todas as equipes envolvidas falam a mesma língua? Os desafios são colocados à mesa de maneira transparente para que todos possam trabalhar em conjunto?

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista The Economist, intitulada Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no local de trabalho moderno) com 403 executivos, 44% informaram que devido à falta de diálogos, houve atrasos ou falhas na conclusão dos projetos, 18% sinalizaram que houve queda nas vendas em consequência aos ruídos.

Garanto, uma boa comunicação é capaz de tornar o processo de construção muito mais eficiente e preciso, proporcionando aos nossos clientes entregas de alta qualidade e que serão bem-sucedidas em um tempo menor. Já o oposto, a desinformação, desencadeia uma série de problemas como desalinhamento das equipes, problemas de colaboração, atrasos nos projetos, baixa qualidade no produto final que resultam em clientes insatisfeitos e que não confiram no seu negócio.
Para evitarmos esses problemas, é importante que haja uma comunicação eficaz entre todos os stakeholders envolvidos no projeto, com uma troca regular de informações e atualizações. Além disso, é importante estabelecer canais diretos e definir quem é responsável por transmitir as informações.

Para mim, fica muito claro que a comunicação, hoje, é um fator estratégico que garante o sucesso das empresas. Independente da área de atuação, os processos comunicativos são fundamentais para passar mensagens efetivas e evitar ruídos na linguagem. De modo geral, onde não há diálogo, não há entendimento.

Cícero Sallaberry (@construflow)

É sócio fundador da Construflow e gestor de grandes contas da Trutec. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui experiência em gestão de canteiro de obras de grandes construtoras e em projetos na plataforma BIM. Empreendedor na área de inovação e tecnologia, incentivador da mudança de mentalidade e melhoria da produtividade da construção civil

Setor imobiliário projeta bom desempenho em 2023 com o Minha Casa, Minha Vida

Artigo Anterior

Índice ABRAMAT confirma queda no faturamento em 2022 e previsão de leve crescimento para este ano

Próximo Artigo

Separamos para você