A Expo Construção Offsite (ECOS) nasceu em 2019 como uma iniciativa pioneira na construção civil, reunindo em um só espaço as principais empresas do setor modular com suas soluções inovadoras para a construção fora do canteiro de obra.
A ideia surgiu a partir da percepção de que a construção civil brasileira caminhava para transformações importantes, entre elas o aumento da demanda por projetos mais sustentáveis, rápidos e eficientes. A construção offsite, método que envolve a fabricação de módulos construtivos em fábricas, já vinha há décadas, principalmente fora do país, mostrando-se como uma alternativa promissora para atender a estas necessidades.
A primeira edição da Expo Construção Offsite, que até então foi batizada como Expo Container City, aconteceu em São Paulo, reuniu cerca de 20 marcas e atraiu cerca de 2 mil visitantes entre arquitetos, engenheiros, construtores e investidores.
Após três edições bem-sucedidas e o hiato de um ano devido à pandemia do novocoronavirus, a ECOS chega a sua quarta edição, com um aumento cinco vezes maior desde a sua estreia no calendário de feiras e eventos na cidade de São Paulo. Atualmente a feira conta com cerca de 100 marcas que apresentam, durante os quatro dias de evento, soluções inovadoras para os mais diversos tipos de obras, como estruturas em aço, construção em contêiner, sistemas de fachada, revestimentos e soluções tecnológicas para a redução resíduos, água e energia elétrica.
O evento acontecerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho no sambódromo do Anhembi e contará também com mais de 30 horas de palestras com os mais expressivos especialistas do setor no Brasil e exterior, além de uma escola de formação técnica que irá operar simultaneamente durante toda a ECOS 2023.
O mercado da construção civil no Brasil está se reformulando com a expansão da construção modular offsite, Explica Marcos Bueno, CEO da ECOS 2023. Temos acompanhado, desde a pandemia da Covid 19, a construção de hospitais de alta qualidade e em prazo recorde, e a expansão deste método construtivo que proporciona ao poder público mais previsibilidade na entrega das construções. Um exemplo recente é a reconstrução da Vila Sahi, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, onde serão construídos 30 prédios com 16 unidades cada e mais 38 casas, totalizando 518 unidades habitacionais. Toda esta obra ficará pronta em seis meses, prazo bem menor do que os usuais três anos utilizados na construção tradicional.
Distribuída em uma área de 25 mil m², a ECOS proporciona ao visitante a experiência de conhecer projetos inéditos e ainda obter informações sobre novas tecnologias e serviços.
ECOS 2023 contará com 30 horas de palestras ministradas pelos mais representativos especialistas do mercado financeiro e da construção offsite
Como nas edições anteriores, a ECOS apresenta em 2023 um robusto seminário com especialistas representativos do mercado financeiro e da construção offsite. A CICOS – Conferência Internacional da Construção Offsite contará com 24 palestrantes que, juntos, entregarão cerca de 30 horas de conteúdo sobre o cenário da construção modular no mundo. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as últimas tendências do setor e de como a tecnologia está sendo aplicada para atender às demandas crescentes por habitação acessível e sustentável. Também poderão se conectar com empresas líderes e seus principais representantes para discutir questões como a crise habitacional em várias partes do mundo e o papel da construção modular neste cenário.
Entre os principais nomes estão: Ewelina Wozniak-Szpakiewicz, CEO da DMD Modular e vice-presidente do Conselho Europeu do Modular Building Institute, autora de inúmeras publicações, incluindo 3 livros, Ewelina atraiu a atenção mundial para a DMD Modular com projetos em Nova York, Holanda, Reino Unido e Dinamarca; Alejandro Montoya, doutor em engenharia pela Technische Universität München, Munique, Alemanha, professor da UPB Universidad Pontificia Bolivariana Medellín, Colômbia e diretor do Programa de Transformação Urbana Suíça-Colômbia / UPB Medellín; Lino Cezza, sócio na empresa Albabath S de RL de CV, Cidade do México, México, empresa especializada na produção de casas de banho pré-fabricadas para hotéis, hospitais, edifícios residenciais e cruzeiros, atua no México, Caribe, Panamá, Argentina, Chile, Peru e Brasil; Mario Yañez, engenheiro civil estrutural pela Universidad de Chile, mestre em projeto sísmico de edifícios pela Universidad Mayor de Chile e professor associado pesquisador da Universidade Central do Chile; Pablo Domecq, arquiteto pela Universidade de Buenos Aires e membro da equipe de gestão e coordenação do projeto de construção modular ECOSAN, participou em mais de 100.000 m² de construções modulares de diferentes escalas e tipologias, incluindo 60 hospitais, edifícios educacionais, esquadras, escritórios, prisões, residências, bancos e laboratórios de alta complexidade. Pedro Virmond Moreira, sócio-fundador da Tecverde Engenharia, é arquiteto com experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos residenciais de diferentes escalas, com foco na produtividade e sustentabilidade dos projetos. Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil segundo a Forbes, é influenciador brasileiro no LinkedIn e ganhador do Prêmio iBest de Economia e Negócios.
A CICOS ocorrerá durante a Expo Construção offsite, os ingressos estão disponíveis para compra online e as vagas são limitadas.”
Para mais informações acesse: https://www.conferenciacicos.com.br
Serviços Expo Construção Offsite 2023:
Realização: 31 de maio a 03 de junho de 2023
Horários: 31/05 a 02/06 – 13h às 20h | 03/06 – 13h às 18h
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP
Entrada: Gratuito
Credenciamento: Gratuito para a exposição – www.expocontrucaooffsite.com.br