Biblioteca é um assunto que não tem consenso, muitas vezes até mesmo entre os próprios moradores da casa. Existem aqueles que são apaixonados e não renunciam a seus livros e tem aqueles que acham bobagem, já que agora temos tudo na tela do computador ou do tablet. Por isso, é um assunto que agora é causador de polemica quando estamos pensando em desenvolvimento do projeto para as famílias.
Quer queira, quer não, uma biblioteca ocupa um espaço. Além disso, a solução de armazenamento para os livros, muitas vezes também não é consenso. Tem aqueles que querem aberto, mas por juntar pó, consequentemente irão precisar de alguém para limpar, gerando polemica e dúvidas. Então, mesmo para aqueles que ainda querem manter os livros, esse ainda é um assunto de muita discussão.
Algo que eu sempre digo é que não precisamos ficar dentro de uma caixa, achando que vamos criar um ambiente de biblioteca. Nós carregamos inúmeros paradigmas durante a vida e a nossa formação vem de muito cedo, o que é muito comum. Acabamos tendo como verdade aquilo que vimos na casa dos nossos avós ou o que vivenciamos na casa dos nossos pais e acabamos queremos trazer esses detalhes para o nosso atual.
Porém, podemos sim sair da caixinha e pensar na biblioteca de uma outra forma, ou seja, eu sempre digo que tudo o que nós vemos, nós utilizamos e tudo o que não vemos, não utilizamos. Então, por que não trazer os livros para o nosso ambiente, que vivenciamos diariamente? Esse ato é muito interessante, porque nos convida a pegar um livro e fazer a leitura. Se os livros ficam guardados em um ambiente isolado, muito possivelmente ele irá ficar lá, sem ninguém o utilizar.
Os livros, qualquer que seja o tema, a capa, ele é sempre muito decorativo. Por isso, acredito que é muito bacana pensar em como trazer os livros na decoração, no ambiente que utilizamos e fazer deles parte do nosso dia a dia.
Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)
Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.