Já disse algumas vezes sobre como as cores podem influenciar nossos comportamentos positivamente. E são mais que bem-vindas nos ambientes de trabalho. No caso do home office, por exemplo, ajudam a melhorar a produtividade e aguçam a criatividade. Porém, cada cor transmite um efeito quando inserida no local do trabalho, pois há as opções que são mais estimulantes, mais calmantes e outras dão a sensação de equilíbrio. Sabendo disso, o morador deve avaliar a cor que mais faz o seu estilo e atende às suas necessidades.
Se o morador quiser ter mais equilíbrio nas tomadas de decisões e manter a boa produtividade, a cor ideal para a área de trabalho é o verde, podendo ser usado tanto nas paredes quanto nos objetos. Ela acalma e reduz o estresse no ambiente. Já o amarelo é para aquelas pessoas que trabalham com criatividade e geram uma certa energia. Mas vale lembrar que adotar essa cor em excesso pode gerar ansiedade. O azul resulta em confiança e ajuda a manter a calma, sendo recomendado para quem está frequentemente em reuniões. Junto à luz natural, o branco pode passar a sensação de paz e tranquilidade no home office, indo muito bem em ambientes pequenos, mas o ideal é misturá-lo com outras tonalidades para que o local não fique calmo demais, assim gerando preguiça e sonolência.
Existem alternativas estimulantes e outras que são mais tranquilas, entretanto, o mais aconselhável é apostar em tons primários como o vermelho (corpo), amarelo (mente), azul (autoconfiança) e verde (emoções). Se o lugar for monocromático, a tendência é que o local tenha pouco equilíbrio, por isso a mistura é sempre bem-vinda. Tome cuidado para não eleger muita cor e acabar deixando o cômodo pesado demais. Escolha sempre duas cores e combine-as para aproveitar o estímulo de cada uma. As texturas também são boas opções, já que o brilho das paredes aumenta a energia dos ambientes. Para diferenciar seu home office dos outros espaços da casa, escolha uma cor diferente e que seja única para o local.
Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)
Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.