A tecnologia se tornou uma importante aliada em elevar cada vez mais o patamar da experiência de morar. Não somente em tornar as casas cada vez mais conectadas, mas principalmente no que diz respeito aos serviços. A categoria LAAS (Living As A Service) evoluiu significativamente nos últimos dois anos e vem dando passos ainda mais largos com o surgimento de novas demandas.
Atenta às tendências do mercado, desde 2016 a incorporadora SKR já contava com o Compass, uma plataforma de ativação e integração dos moradores e condomínios, e agora lança o Apepê — uma nova versão da tecnologia proprietária com o objetivo de revolucionar o setor. A ideia é que ele possa ir além dos empreendimentos SKR e sirva a todo o mercado imobiliário nacional.
Segundo Carlos Castro, Head de Inovação da incorporadora, o trabalho de readequação do antigo Compass teve início em meados do ano passado. “A intenção foi entender como poderíamos melhorá-lo, adequando-o às novas demandas. E nesse caminho descobrimos várias questões que tornamos pontos competitivos para o produto”. A escolha do novo nome incluiu-se nesse pacote. “Queríamos um nome de fácil entendimento, com uma pegada mais jovem e que fosse fácil de ser localizado em plataformas como Apple e Google”.
Plataforma de ativação e integração condominial, o aplicativo desenvolvido dentro da Construtora, conta com diversos braços de serviços, como gestão de portaria, Mercado, serviços de lavanderia e limpeza, entre outros. Uma das decisões estratégicas tomadas pela empresa para esse novo momento foi a criação de um ecossistema com empresas que contam com a expertise de gestão desses serviços. “Nós percebemos que não tínhamos know how para gerir todos os serviços. Por isso, optamos por trazer empresas muito bem preparadas para cuidar especificamente de cada tipo de serviços oferecido”, explica Carlos.
Além da gestão de portaria — que na visão de Carlos deve inviabilizar o interfone daqui a alguns anos, pois toda a comunicação com ela é feita via app, tanto para controlar a entrada e saída de visitantes, como entregas —, o Apepê também conta com parceiro para um novo acréscimo no serviço de lavanderias, que a partir de agora também terá a opção de assinatura semanal.
Para garantir a segurança no armazenamento das encomendas recebidas, assim como outros itens, o serviço de locação de armários inteligentes também é outra novidade. A gestão do serviço será feita pela empresa EntregaAli. “Os moradores poderão fazer a locação dos armários via Apepê e utilizar QR Code para abrir e fechá-los”, reforça.
Outros serviços também serão adicionados ao Apepê, nos quais a SKR está em busca de parceiros, como, por exemplo, ginástica com personal trainers e dog walkers. Já outros fazem parte do portfólio do app, como locação de bicicletas, patinetes, carros, limpeza e manutenção.
De dentro para fora
Além de oferecer a melhor experiência para os moradores, Carlos destaca que um dos planos mais importantes do Apepê é cruzar os portões da SKR e desbravar o mercado imobiliário, tornando-se acessível para os demais empreendimentos. Para torná-lo competitivo, o aplicativo tem como diferencial a reunião de todos os serviços em um único ambiente, podendo ainda receber novos serviços extras. “O mercado tem hoje soluções que trabalham alguns braços de serviços. E nós temos um produto que reúne tudo em um só local e ainda pode acrescentar serviço extra se desejar”.
Outra grande possibilidade é colocar os pequenos comércios, localizados próximos aos empreendimentos, dentro do Apepê para oferecer serviços aos moradores. “A padaria próxima ao condomínio pode atender os moradores pelo aplicativo sem a necessidade de cobrar pela entrega. E eles terão seu pedido entregue em 10 minutos. Além disso, ainda podem abastecer o Apepê Mercado. Tudo depende do que pode ser negociado”, afirma o Head de Inovação.
A intenção é que, com a conquista de mercado e escalabilidade, o Apepê comece a andar sozinho. “Nós vamos deixar os condomínios sem qualquer tipo de dúvida de que o Apepê é a melhor solução, por ser mais completo”, declara.
Mas para chegar até lá, Carlos sabe que tem alguns desafios pela frente, como a burocracia dos próprios condomínios. “Os processos decisórios são extremamente burocráticos nas assembleias dos condomínios. O que falta é um pouco mais de proatividade das pessoas envolvidas em sua gestão em buscar as melhores soluções do mercado para oferecer aos moradores. Com menos burocracias, mais agilidade e flexibilidade, a aprovação do nosso produto é feita sem problemas”, conclui.