Uma certeza que temos é de que os escritórios dentro de casa não serão mais os mesmos após essa pandemia do COVID-19. Algo que antes era pouco comum, hoje se tornou uma realidade na maioria dos lares dos brasileiros.
Mas como podemos ter home offices mais saudáveis e produtivos? SIM! E nós, da Healthy Building Certificate (HBC), empresa especialista em consultorias e certificações de construções e produtos saudáveis, separamos alguns cuidados necessários, entre eles, atentar a vários itens como a iluminação, ventilação, moveis e equipamentos que serão usados no local, etc.
1. Projeto Personalizados
Uma boa dica é a personalização do espaço, que deve ser projetado para que as pessoas se sintam em um ambiente agradável. Também é importante que não seja um espaço monocromático. Ambientes que trazem boas recordações do seu dia a dia e que sejam coloridos fazem com que as pessoas se sintam melhor.
2. Iluminação
A iluminação é outro fator importantíssimo dentro do home Office, não só a natural, mas também a iluminação artificial. Por isso, é importante e escolhemos um local com boa iluminação natural para o home office e que na falta da mesma a luz artificial possa reproduzir de forma mais clara possível essas condições naturais. Recomendamos que não se use neste local lâmpadas fluorescentes devido a tecnologia intermitente da sua fabricação, isto pode causar desconforto e um cansaço maior nas vistas das pessoas. A iluminação natural proporciona o ganho de vitamina D que é extremamente saudável e ajuda a aumentar a imunidade das pessoas.
3. Acústica
Esse assunto é outro fator importante a ser levado em consideração. Vale escolher um local que fique afastado das janelas das ruas e se for o caso use caixilhos acústicos para minimizar este impacto. Uma boa dica para melhorar a acústica do ambiente é a utilização de materiais rústicos no local ou o paisagismo. Essa combinação pode ajudar a reduzir o ruído interno no local. Local com muito ruído pode gerar vários problemas de saúde como o aumento do cortisol que poderá ocasionar o ganho de peso das pessoas que estão neste local.
4. Qualidade do Ar Interno
Outra grande preocupação é com relação a qualidade do ar interno, para melhorar esta qualidade do ar procure sempre abrir as janelas 15 minutos pela manhã 15 minutos no horário do almoço e 15 minutos no fim do dia.
Ambientes bem ventilados diminuir a quantidade de fungos e bactérias gerados em locais sim ventilação ou luz natural. Infelizmente, milhares de pessoas morrem todos os anos por contaminação causada por bactérias em locais mal ventilados ou mal mantidos. Outro fator importante para garantir a qualidade do ar adequada é o cuidado na escolha dos produtos de limpeza portanto opte sempre que possível por produtos saudáveis e biodegradáveis.
4. Ergonomia
Outro cuidado é com o mobiliário utilizado, já que normalmente as empresas já têm esses móveis adaptados e ergonômicos, algo não comum em casa. Portanto, escolha uma mesa que não seja muito alta e nem muito baixa e que o monitor do seu computador esteja na altura correta do seu rosto, outra boa dica é um calço para os pés para que seu joelho não fique sobrecarregado.
5. Paisagismo
O paisagismo é outro item importante pois ele poderá ajudar na qualidade do ar interno uma vez que vários tipos de plantas ajudam a purificar o ar deste ambiente.
Outro fator importante é que ao cuidar destas plantas você estará automaticamente relaxando o pensamento e se descontraindo em contato com a natureza.
Porém alguns cuidados devem ser tomados pois algumas plantas são tóxicas e precisam ser adaptadas ao local onde serão colocadas algumas são de sol outras de sombra portanto a escolha adequada é fundamental para promover este bem-estar.
Marcos Casado (@marcoscasado1)
Engenheiro civil, atuou como gerente técnico do Green Building Council Brasil e foi gestor de obras no ABN AMRO Real. É diretor do HBC Brasil – Healthy Building Certificate.