Com o nome inspirado no Jardim Monte Alegre, bairro da zona norte de São Paulo em que está inserida, a Casa Alegre é a verdadeira materialização da alegria para a família que reside no imóvel: um casal com uma filha pequena e um bebê que está à caminho. O projeto é criativo, reunindo um mix de elementos que criam uma composição acolhedora.

Cuidado com o terreno

Para implementar a residência de 150 m² foi preciso se atentar aos desafios do terreno. Com frente de 5m e um desnível de aproximadamente 6,5m, era necessário que não houvesse grandes movimentações de terra, ao mesmo tempo que o projeto teria que se adequar ao gabarito do entorno. Como solução, a casa foi separada em 3 pavimentos principais (térreo, pavimento inferior e superior) que são articulados pelo átrio.

Térreo

Logo na entrada, a residência chama a atenção pelos elementos vazados que tomam conta da fachada, os Cobogós Sol. Com uma paginação dinâmica, eles possibilitam a entrada de ar e iluminação ao andar inferior, mas por serem vazados foi preciso pensar na privacidade dos moradores. Sendo assim, a solução encontrada foi deixar as janelas da casa voltadas para os fundos do terreno, não prejudicando em nada a ventilação da casa.

Hall de entrada

Passando pelo térreo, o visitante se depara com o hall de entrada, um ambiente amplo e iluminado, com o piso característico em cimento queimado e vista privilegiada para o átrio da casa. Por ele é possível ter acesso aos outros pavimentos além de servir como uma das principais entradas de ar da residência.

Pavimento inferior

O pavimento inferior é um ambiente que integra as salas de jantar e estar à cozinha, divididos apenas pela mudança de piso que varia do granilite até chegar ao ladrilho hidráulico cor mostarda da cozinha, projetado pelo próprio escritório. No pavimento, também há o quintal, acessado pela sala, o lavabo e a lavanderia, que apoiam o átrio.

Pavimento superior

Ao acessar o pavimento superior é impossível não prestar atenção na escada azul que, além de ser um ambiente de passagem, traz uma conexão com o exterior a partir da janela zenital disposta acima, que auxilia na iluminação e permite a observação das estrelas.  Além do acesso à suíte do casal, a escada também leva à varanda superior.

Ficha técnica

Nome do Projeto: Casa Alegre

Arquitetos: RAWI Arquitetura + Design

Área construída: 150 m²

Ano: 2020

Fotografia por: Juliana Deeke

Endereço: Jardim Monte Alegre, São Paulo/ SP, Brasil

Tipo de Projeto: Arquitetura

Equipe de Projeto:

Autor: Raphael Wittmann

Colaboradores: Fernanda Rocha, Mathews Fernandes e Peterson Olegário

Projeto interiores: Raphael Wittmann

Projeto Luminotécnico: Raphael Wittmann

Projeto Elétrica e Hidráulica: Reinaldo França

Projeto Estrutural: Costa Projetos

Data do projeto: Jul/2018

Execução:

Gerenciamento: RAWI Arquitetura + Design

Construção: Engelima Serviços de Engenharia e Construções

Ladrilhos: Ladrilar

Marcenaria: Arthur Tadashi

Marmoraria: Neogran

Esquadrias: Bastos Esquadrias

Mobiliário: Bella Brasil Decor, Coisas Dcasa Industrial, Dunelli, Franccino Casa, Franccino Giardini, LS Selection, Moldura Minuto, PerséfOne, Villa Nova Tecidos.

Data de conclusão: Nov/2020

Na DW! 2022, ônibus é transformado em chalé

Artigo Anterior

Desburocratizando crédito imobiliário

Próximo Artigo

Separamos para você