O mais estratégico evento sobre cidades inteligentes do País voltou a reunir empresas, startups, especialistas e representantes do poder público para gerar um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no Brasil. A 10ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2023 aconteceu em São Paulo e atraiu 50 expositores, 258 palestrantes e 3500 participantes segmentados e altamente qualificados que passaram pelos dois dias de evento onde foram realizadas sessões plenárias, painéis e reuniões estratégicas, com foco no trabalho colaborativo, a troca de ideias, visões e soluções transformadoras para consolidar as cidades.

Segundo Jorge Barros, CEO do Smart City Business America (SCBA), o evento contribui, a cada ano, de forma inclusiva para atender as expectativas e qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. “Hoje encerramos com absoluto sucesso. O que mostramos e trouxemos durante esses dias foi o estado da arte das tecnologias digitais inteligentes, como podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, como nós podemos fazer com que todos os serviços que serão prestados pelas municipalidades atendam aos quesitos de inclusão social e fundamentalmente sejam efetivos do ponto operacional”.

Entre os mais de 50 expositores estavam diversas empresas que colaboraram para compartilhar o conhecimento necessário do ponto de vista de planejamento urbano, saneamento, os principais problemas que vivemos hoje nas grandes, médias e nas pequenas cidades brasileiras.

Primeiro dia

A quarta-feira (24) começou com o painel “A economia da vida no desenvolvimento territorial após a pandemia”, com a presença de Elkin Velásquez, Diretor Regional América Latina e Caribe da ONU Habitat, Carolina Guimarães, Estrategista da CAUSE Brasil, Márcio Schiavo, Presidente da Comunicarte e Rodrigo Perpetuo, Diretor Executivo para a América do Sul do ICLEI. A necessidade da flexibilização de burocracias, a importância da inovação incremental e disruptiva, a importância da economia do cuidado e de políticas que valorizem economicamente esse trabalho, a importância e valorização de espaços públicos verdes e de qualidade acessíveis para todos, o senso de urgência para responder a demandas iminentes, foram alguns dos temas discutidos

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, esteve presente no evento para debater como a tecnologia inteligente pode ser uma força motriz para inclusão social com os prefeitos Dr. Isael Domingues (Pindamonhangaba, SP), Aguilar Júnior (Caraguatatuba, SP), Luiz Fernando Machado (Jundiaí, SP) e Teresinha (São João da Boa Vista, SP).

A “Reunião de Prefeitos – Inovações na gestão municipal: soluções centradas no bem-estar das pessoas, apresentou iniciativas desenvolvidas pelas prefeituras que podem servir de modelo para municipalidades de todo o país, como na criação de uma nova cultura de compras interna e externa, transformação digital em pequenas cidades, criação de uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação para atrair novos negócios para o município, implementação de um processo “paperless”, economizando tempo e dinheiro ao município, entre outros. O coordenador foi o presidente da Comunicarte, Márcio Schiavo e os prefeitos debatedores foram: Isael Domingues (Pindamonhangaba), James Karson Valério (Rio Negro, PR), José Nazareno Zezé Gomes (Hortolândia, SP), Leonardo Duarte Pascoal (Esteio, RS), Luiz Fernando Machado (Jundiaí, SP), Maria Teresinha Pedroza (São João da Boa Vista, SP), Michel Ângelo Bomtempo (Assaí, PR) e Wagner Rodrigues (Araguaína, TO).

Ao longo do dia, outros líderes municipais e CEOs de grandes marcas se revezaram entre os painéis e reuniões estratégicas.

Entrega do Prêmio InovaCidade

Na terça-feira (23), foi a vez de reconhecer os projetos brasileiros que estão impactando positivamente a vida dos cidadãos com a cerimônia de entrega do Prêmio InovaCidade 2023, que celebrou iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil. A solenidade, que aconteceu no Centro Cultural São Paulo, escolheu 32 projetos de todo Brasil entre as 106 inscrições recebidas.

Na ocasião, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve presente, para receber os prêmios conquistados pelo município com os projetos GeoSampa, um dos maiores mapas digitais do mundo, e o GAIA, sistema de monitoramento para pavimentos baseados em internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA).

O prefeito destacou a importância da iniciativa. “A premiação demonstra como é relevante valorizar a tecnologia como instrumento de melhoria da qualidade de vida nas cidades. São Paulo tem avançado muito nessa área e queremos conhecer novas ações para aperfeiçoar os serviços públicos”, disse Ricardo Nunes. Além disso, o prefeito afirmou que os outros projetos premiados serão verificados para possível uso na capital paulista.

Novas tecnologias, novas cidades

A Tecno IT esteve presente durante os três dias do evento e apresentou inovação, além de ser premiada no Prêmio InovaCidade com a solução de Portal Captive – IT Buzz. “Os espaços de relacionamento foram intensos e a troca de experiências com as cidades contribuem para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das nossas soluções, assim como as diversas mesas de discussão em que participamos. Acreditamos que o saldo final é positivo para a ampliação do relacionamento com clientes e parceiros e para o fortalecimento da nossa marca”, disse Erick Reis, VP Comercial da Tecno-IT.

A Facilit Tecnologia considera o Smart City um evento de grande relevância para o cenário nacional. “São apresentados os melhores casos e soluções para cidades inteligentes. Nesse contexto, ficamos muito satisfeitos em ver a Prefeitura de Recife ser premiada pela excelente utilização de nossa plataforma Target para gerenciar seus projetos estratégicos, assim como a Prefeitura de São Paulo, que apresentou seu case de sucesso no gerenciamento de todas as suas PPPs. Ver na prática que conseguimos transformar planos em resultados, através da utilização de nossa plataforma Target, é nosso principal propósito”, falou Manoel Amorim, CEO da Facilit.

“Ter a oportunidade de representar a Geopixel – Líder em Geointeligência para Prefeituras no Brasil em um dos mais importantes eventos de smartcities do Brasil, e poder trocar experiências é muito gratificante. Esse ano tivemos três clientes premiados com o Prêmio InovaCidade, e estas premiações nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas cidades” declarou o CEO, Fernando Leonardi.

“Tivemos a honra de participar do evento mais relevante da Amarica Latina para o futuro das cidades inteligentes. Aprofundar em estratégias como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) não é apenas relevante – é vital para assegurar que as tecnologias inovadoras sejam implementadas de forma eficaz e inteligente nas cidades. Na Etherium Tech, levamos ao evento não só uma solução completa, mas uma visão – visão que capacita gestores e líderes a identificar ações necessárias em seus municípios. Estamos empenhados em tornar essas tecnologias acessíveis, alavancando a qualidade de vida de milhares de cidadãos. Acreditamos firmemente que o futuro das cidades inteligentes é um futuro inclusivo, eficiente sustentável. Um futuro em que os governos são mais eficientes, as cidades são mais conectadas e a segurança dos dados é garantida. Na Etherium Tech, estamos comprometidos em fazer desse futuro uma realidade”, afirmou Douglas Severo, Presidente do Conselho da SouYes.

100 maiores construtoras do brasil são homenageadas em cerimônia

Artigo Anterior

Novo texto que regulariza trabalho em altura dispensa EPI

Próximo Artigo

Separamos para você