De acordo com um estudo recente da Grupom Consultoria Empresarial, o setor da construção civil no Brasil contratou 35.281 pessoas com carteira assinada no ano passado. Esse número representa uma variação positiva de 85% em comparação com 2023, quando foram contratadas 19 mil pessoas. Os dados, com base no levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam um saldo positivo crescente, ano após ano. Entre as funções mais demandadas estão as de faxineiro ou serviços gerais, com um aumento de 494,36% em 2024; servente de obras, com crescimento de 385,85%; e pintor de obras, que teve um incremento de 43,98%.

Em Goiás, o cenário é semelhante. Somente em 2024, o estado registrou um aumento de 85% nas contratações para atender à demanda de mais de 200 obras em andamento em Goiânia, segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO). O bom momento do setor deverá se manter em 2025, impulsionando novas contratações. A MRV, por exemplo, prevê um aumento de 50% no volume de obras no estado para este ano, o que resultará em uma elevação de mais de 20% nas contratações. “A empresa já planeja lançar quatro novos projetos em 2025, que irão totalizar quase duas mil novas unidades habitacionais em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia”, destaca Antônio Caio Ribeiro, gestor de produção da MRV em Goiás.

Atualmente, a MRV está oferecendo 39 vagas formais de trabalho para suas obras nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Em Goiânia, as vagas estão distribuídas entre os bairros Setor Faiçalville, Setor Vila Mutirão 1, Jardim Gardênia e Jardim Novo Mundo. As oportunidades incluem 10 vagas para ajudante, 5 para montador, 3 para pedreiro de acabamento, 2 para pedreiro e 3 para pintor. Já em Aparecida de Goiânia, as vagas são para 5 ajudantes, 2 montadores, 2 pedreiros de acabamento, 5 pedreiros e 2 pintores.

21ª edição da SP-Arte acontece entre 2 e 6 de abril

Artigo Anterior

Tragédia na Ponte Juscelino Kubitschek: A Negligência Estrutural que Custou Vidas

Próximo Artigo

Separamos para você