Hoje o assunto é um dos itens mais importante para a sobrevivência de todos nós, a água, e principalmente a sua qualidade dentro dos ambientes construídos. 

A mais de 20 anos trabalhando com construções sustentáveis sempre me preocupei muito com o consumo de água na edificação, por isto sempre buscamos utilizar metais sanitários de baixo consumo e aproveitar a água pluvial que cai na cobertura e também realizamos o tratamento das águas servidas (água cinza e negra) geradas no local, porém nunca pensávamos na qualidade da água oferecida aos usuários deste local.

Ao começar a trabalhar com o HBC – Healthy Building Certificate, vimos que a nossa responsabilidade ia muito além da questão ambiental, mas seria necessário também cuidarmos do maior patrimônio de uma edificação que são as pessoas que a utilizam.

Quando estudamos o nosso organismo, verificamos que cerca de 71% do nosso corpo é água, mas tão importante quanto a quantidade é a qualidade desta água, então neste artigo daremos uma série de dicas de como oferecer uma água de qualidade nos ambientes construídos.

Ver a imagem de origem

Tubulações e distribuição da água

Um item fundamental para mantermos a boa qualidade da água no local é o tipo de tubulação usada na distribuição da mesma. Portanto sempre recomendamos a utilização de tubulações inertes sobre pressão e temperatura, ou seja que não liberem dioxinas ou qualquer outro tipo de impureza na água, como as tubulação de PPR, aço inox ou cobre.

Outro cuidado que se deve ter na distribuição da água é evitar a passagens destas tubulações próximas as cabeceiras de cama, pois ao serem usadas a noite poderão provocar ruídos nas tubulações e prejudicar o sono das pessoas nestes locais, prejudiando assim a saúde dos seus usuários.

Qualidade da Água

Para garantirmos uma boa qualidade de água no local é necessário fazermos a análise da qualidade da água entregue pela concessionária ou poço artesiano que abastece aquele local, pois é muito comum níveis altos de contaminantes na água como compostos químicos sintéticos (hormônios, antibióticos, pesticidas, herbicidas), que neste caso necessitarão de filtragem especial para o seu controle, como filtros por osmose reversa ou ultrafiltração, como observadas abaixo:

O controle do PH, dos particulados e excesso de cloro na água tambem devem ser realizados. Normalmente o PH do nosso sangue está em torno de 7,3 e tomar água com PH acima de 9 ou abaixo de 7, pode ser prejudicial a saúde, pois exigirá que no nosso organismo faça a correção do mesmo e para isto acaba retirando calacio dos ossos o que poderá provocar por exemplo a osteosporose. 

Um dos produtos mais usados para garantir a desinfecção e tratamento da água é o Cloro, que deve ser utilizado nas caixas d`água onde as mesmas permanecem paradas, mas ao mesmo tempo que são recomendas para este tratamento o seu excesso pode ser prejudicial à saúde, portanto recomendamos a instalação de filtros na saída da caixa d´água ou nos pontos de uso como chuveiros e torneiras de lavatórios e cozinhas, como os que vemos abaixo;

Resultado de imagem para filtor água aqualar
Imagem relacionadaResultado de imagem para filtro cloro chuveiro


Sendo assim percebemos o nosso papel fundamental como arquitetos, engenheiros, ou projetistas de instalações hidráulicas para garantir a boa qualidade da água no local e por consequência a promoção de saúde e bem-estar aos usuários destes locais.

Marcos Casado (@marcoscasado1)

Engenheiro civil, atuou como gerente técnico do Green Building Council Brasil e foi gestor de obras no ABN AMRO Real. É diretor do HBC Brasil – Healthy Building Certificate.

Como eleger parceiros e fornecedores no setor de arquitetura e decoração

Artigo Anterior

Edifícios residenciais: como realizar obras nas áreas comuns?

Próximo Artigo

Separamos para você