Esta coluna no Piniweb é uma oportunidade única de compartilhar insights sobre marketing no setor e contribuir com minha experiência adquirida à frente da gestão de marketing das empresas Conecta Reforma e Toki Gestão de Obras. Meu propósito é trazer uma perspectiva diferente para ajudar profissionais do setor a alavancar seus negócios.

Vamos explorar o competitivo mundo da arquitetura e engenharia, onde, adotar estratégias de marketing eficazes é essencial para se destacar e crescer.

Construindo uma marca forte.

Defina seus valores, identificando o que diferencia você da concorrência e comunique isso claramente. Sua identidade, posicionamento e tom de voz de sua marca devem refletir uma abordagem única, destacando sua especialidade e a qualidade de seus serviços.

  1. Invista em Branding pessoal e profissional: o design do seu logo, site, materiais a toda comunicação visual da sua marca devem transmitir uma identidade esteticamente agradável, profissional e coerente. Isso ajuda a criar uma impressão de confiança e competência. Além disso, nesse mercado é notório a relevância de se posicionar de forma humanizada, portanto, identifique seus pontos fortes e diferenciais, e explore sua imagem pessoal, seja nas mídias sociais ou reuniões com o cliente, gerando uma conexão maior com seu público alvo.
  1. Desenvolva um portfólio impactante: mostre seus melhores projetos e inclua estudos de caso e depoimentos. Um portfólio bem estruturado ajuda potenciais clientes a visualizar o valor que você oferece. A exposição do seu trabalho irá servir mais do que uma simples vitrine, mas como uma etapa de validação para potenciais clientes.
  1. Redes sociais, sua potente aliada: não é de hoje que as redes sociais são ferramentas poderosas para promover sua marca e interagir com seu público. Compartilhe projetos, insights e conteúdos relevantes para engajar e expandir sua audiência. Estudos mostram que 9 em cada 10 brasileiros consultam as redes sociais de uma marca antes de finalizar uma compra ou contratação. Seu perfil no Instagram, TikTok, Linkedin, YouTube, Pinterest, etc. devem servir como uma extensão do seu posicionamento, de como você quer ser visto, compreendido e lembrado. Mais do que nunca, as redes sociais no mercado de arquitetura e construção são fundamentais no processo comercial.

Estruturando uma estratégia de marketing eficaz.

Marketing de conteúdo: crie e compartilhe conteúdos relevantes como artigos, vídeos e estudos de caso. Isso estabelece você como um especialista e te conecta com potenciais clientes. Estude concorrentes, procure acompanhar tendências, mas não se esqueça de se diferenciar criativamente. Mais do que isso, estabeleça uma frequência mínima, afinal, quem não é visto, não é lembrado. Entregue aos seus seguidores conteúdos de valor, experiências, notoriedade e preocupe-se em criar conexões, com interações e proximidade.

Copywriting planejada e estratégica: otimizar o SEO (otimização para motores de busca) do seu site para melhorar sua visibilidade nas pesquisas relacionadas ao seu setor não é mais um diferencial. Hoje em dia, cada legenda de post, scripts de atendimento e a comunicação na proposta comercial são extremamente importantes para aumentar seu potencial de conversão e otimizar a percepção da sua marca para os clientes.

Tráfego pago e publicidade: plataformas de impulsionamento como Google Ads, Meta Ads, entre outras são interessantes para segmentar e alcançar um público específico. A publicidade paga pode gerar leads qualificados e ampliar sua presença no mercado. Não limite o sucesso do seu negócio apenas ao poder das indicações, busque por expandir as possibilidades de gerar novas oportunidades de vendas. Uma pesquisa de mercado e público ideal são importantes para determinar quais plataformas farão mais sentido para o seu negócio.

Networking, eventos e feiras: amplie seu horizonte de possibilidades de gerar conexões com potenciais clientes. Estar presente em eventos do setor ajuda a fazer networking e promover seus serviços diretamente para potenciais clientes e parceiros. O networking é uma ferramenta extremamente importante para potencializar seu negócio, vivemos em uma cultura de consumo baseada na confiança. Estude maneiras de estreitar relações e valorizar parcerias. Um bom ciclo de relacionamentos promove indicações recorrentes e é uma maneira muito eficaz de validar seu produto ou serviço.

CRM e a cultura de análise de dados: entender e metrificar sua carteira de leads e clientes através de um CRM (gestão de relacionamento com o cliente) vai ser determinante para otimizar sua organização e processo comercial. No mercado existem ferramentas com planos gratuitos que te permite criar uma cadência de contato através de campanhas, enviando atualizações e ofertas relevantes. Otimizar seu tempo com ações certeiras, certamente irá refletir na sua performance comercial.

Para arquitetos, engenheiros e empresários do setor, uma boa estratégia de marketing é uma ferramenta essencial para crescimento e diferenciação no mercado, deixando de ser um custo para se tornar um investimento. Construir uma marca forte e implementar campanhas de marketing eficazes pode aumentar sua visibilidade, expandir suas possibilidades para captar novos clientes e fortalecer sua posição no setor.

Escola passa por remodelação promovida por Arquitetos Voluntários

Artigo Anterior

Inova Week 2024: Grupo ADN promove semana de inovação com edição “Mão na Massa” em São Carlos

Próximo Artigo

Separamos para você