O Movimento Construção Saudável – criado pelas empresas Mactra, Sika, Vedacit e Viapol a fim de ampliar a conscientização sobre a importância da impermeabilização para a saúde – participou da “8ª Semana da Engenharia Química da Unesp – Engenharia Global – Da Tradição à Inovação”, no IQ (Instituto de Química), Câmpus de Araraquara, da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Sammuel Sesti Minutti, diretor Executivo do Movimento Construção Saudável, ministrou a palestra “Impermeabilização é saúde” para dezenas de estudantes presentes no Anfiteatro Central do IQ. “Foi muito positivo participar da 8ª Semana da Engenharia Química da Unesp, para abordar um tema tão importante como esse e alertar sobre as consequências da falta de impermeabilização, que resulta em deterioração do imóvel, gerando sérias consequências para a saúde das pessoas”.
O tema está diretamente relacionado ao 3º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) para 2030: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. “É nosso dever como Movimento orientar a população, empresas e cidadãos sobre os problemas causados pelas patologias das edificações à saúde humana, em especial aqueles provocados por infiltração, umidade, mofo e bolor, que contribuem para o agravamento das doenças respiratórias”.
A falta de impermeabilização pode contribuir para o desenvolvimento e piora de quadros de alergias e crises respiratórias. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), publicados pelo Ministério da Saúde, 300 milhões de pessoas sofrem com asma e 400 milhões convivem com rinite no mundo.
A 8ª Semana da Engenharia Química é um evento feito de alunos para alunos, pensado em conectar e fazer a diferença na vida de cada indivíduo, com temas atuais e que envolvam a sociedade. Nesta edição, o evento trouxe uma série de conteúdos e interação com palestras, workshops, cursos, rodas de conversas e visitas técnicas, com a participação de profissionais e empresas.