O Movimento Construção Saudável, em parceria com o Sebrae, promoverá uma jornada de palestras sobre os desafios da responsabilidade social na Construção Civil, em formato híbrido (presencial e online), entre os dias 22 de maio e 1° de junho. O evento acontece nos auditórios do Sebrae Tatuapé e conta com o apoio da FAM (Faculdade das Américas), Habitat para a Humanidade Brasil e Hoff Analytics. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

As palestras têm como objetivo criar um espaço de compartilhamento sobre as melhores práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor. As empresas que investem em ESG buscam equilibrar lucro com sustentabilidade e responsabilidade social, levando em conta questões como mudanças climáticas, direitos humanos e transparência.

“Sabemos que o setor da construção civil tem avançado muito na adoção de práticas mais sustentáveis e que levem em conta também a questão social. Mas temos consciência de que há um longo caminho pela frente. Portanto, este será um espaço de partilha, para que, de forma conjunta, o setor consiga deixar um impacto cada vez mais positivo para o mundo e para as pessoas”, comenta o diretor executivo do Movimento Construção Saudável, Júlio César Barbosa.

A promoção e chancela do Sebrae ao evento sinaliza a importância dos temas para o empreendedor e para o trabalhador. “A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para proporcionar mais informação a um maior número de pessoas em todo Brasil”, afirma Júlio.

De acordo com o GBC Brasil (Green Building Council), ONG (Organização Não Governamental) que promove certificações em território nacional, prédios sustentáveis com certificação LEED, por exemplo, conseguem reduzir em 40% o consumo de água, 30% o de energia elétrica, 35% a emissão de dióxido de carbono e 65% a geração de resíduos. Em relação à diversidade, os avanços também são necessários. As mulheres representam apenas 19% dos profissionais da ativa, segundo o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Programação

Durante os seis dias de evento, serão abordados temas como habitação social, saúde, equidade de gênero e sustentabilidade. A primeira palestra acontece em 22 de maio (segunda-feira), das 14 às 16 horas, com o tema ESG na construção civil. Já no dia 24 de maio (quarta-feira), também das 14h às 16h, o encontro será sobre o Mapeamento das Mulheres na Construção Civil, ambos com transmissão online.

Em 29 de maio (segunda-feira), acontecem duas palestras: a primeira, das 14 às 15h30, terá como tema Moradia Saudável e Comunidades; já das 15h45 às 17h15, a palestra será sobre Saúde Empreendedora, ambas de forma presencial no Sebrae Tatuapé.

O evento segue no dia 31 (quarta-feira), das 14 às 18 horas, com palestra sobre Liderança e Comunicação e Atividade OPP (Oficina de Planejamento Participativo), um momento de oitiva do cliente sobre o que podemos construir em conjunto com no que diz respeito aos novos programas, eventos e capacitações dos empresários em potencial. O encerramento será em 1° de junho, também das 14 às 18 horas, com a apresentação dos resultados da OPP e dos produtos do portfólio Sebrae, também no Escritório Regional do Tatuapé.

SERVIÇO

Construção Civil e Responsabilidade Social (ESG)

Data: de 22 de maio a 1° de junho

Horário: confira a programação completa aqui.

Local: Auditório do SEBRAE Tatuapé – Rua Itapura, 270, 43, Vila Gomes Cardim, São Paulo

Ingressos pelo Sympla: Clique aqui

Sensores no concreto viabilizam acompanhamento da qualidade em tempo real

Artigo Anterior

Indústria do cimento contribui para destinação sustentável do lixo na região metropolitana de Curitiba

Próximo Artigo

Separamos para você