Com 36 mil m² de jardim, projeto de habitação na Índia valoriza sustentabilidade e a vida em comunidade. Por Pedro Zuccolotto | Fotos por Mr. Dinesh Mehta.

Inspirado nos layouts de casas orgânicas de antigas cidades e vilarejos indianos, o Shree Town faz parte de um projeto de habitação que está sendo desenvolvido para os trabalhadores de uma fábrica de cimento. O conjunto está localizado a 3 km da pequena cidade mais próxima, Raipur. Seu grande parque paisagístico aberto abraça os estúdios, apartamentos menores e maiores, uma escola e um clube.

Reaproveitando

O projeto foi pensado para retomar e potencializar a arquitetura do edifício, valorizando sua história e técnicas de conforto ambiental já presentes. As aberturas que, ao longo de inúmeras alterações, haviam sido fechadas, tiveram seus vãos ampliados para melhorar a qualidade da iluminação e ventilação dos espaços, além de estabelecer uma relação de conexão com as áreas externas do campus. O resultado é um visual agradável e rico em áreas verdes para dentro doespaço. A questão acústica teve também uma atenção e tratamento especial para garantir o conforto.

Volumetria

Apropriando-se da organicidade de viarejos indianos tradicionais, os arquitetos planejaram um arranjo de volumes que organiza as unidades sem perder a referência vernacular da cultura local.

Cores

A cor desempenha um papel importante no projeto, com diferentes combinações de cores usadas para identificar as diferentes tipologias de construção dentro da habitação. Cores vibrantes são parte integrante da cultura, como em festivais tradicionais, roupas, ornamentos, moradia e até comidas na Índia. Para invocar uma sensação de vibração como resposta ao isolamento e simultaneamente absorver a cultura tradicional indiana, tons coloridos acentuam os edifícios e seus espaços de circulação. Os espaços internos de cada casa são em cores neutras, permitindo que os ocupantes tenham suas próprias escolhas.

Sustentabilidade

Toda a água do projeto é reciclada e reutilizada por meio de sua própria estação de tratamento de esgoto. A captação extensiva de água da chuva está integrada ao planejamento. O design também garante e facilita a luz natural e ventilação para todos os espaços internos.

Interiores

Dentro de uma área de quase 24 mil m², um edifício de médio porte abriga 72 apartamentos de estúdio. Seus interiores possuem 2 quartos ou 3 quartos em um layout orgânico. Cada edifício é projetado com pátios abertos protegidos, espaços de circulação naturalmente ventilados e jardins entre eles. Todos os apartamentos são projetados com janelas embutidas, varandas protegidas e ventilação cruzada para mitigar o ganho de calor em resposta ao clima quente do local, onde as temperaturas permanecem acima de 35°C por 8 meses todo ano.

Ficha técnica

Local: Raipur, Chhattisgarh

Data de início: dezembro de 2016

Data de conclusão: abril de 2020

Cliente: Shree Cement Ltda.

Construtora: Shree Cement Ltda.

Tamanho: 29.264 m²

Empresa de design: Sanjay Puri Architects

Arquiteto Líder: Sr. Sanjay Puri

Equipe de design: Ruchika Gupta, Kaushik Sheth, Manveer Chopra, Rohan Shiktode, Karun Chughasrani, Keval Shah e Ronak Kothari

Consultores

Consultor de design de interiores: Baheti & Associates

Consultor Estrutural: Dr. Kelkar Design Unip. Ltda.

Consultor MEP: Epsilon Design Consultancy Unip. Ltda.

Sobre

Projeto publicado na edição de julho de 2022 da revista aU.

Como elaborar o checklist para a reforma do banheiro

Artigo Anterior

Construção civil projeta fechar o ano com alta de 3,5%

Próximo Artigo

Separamos para você