O primeiro semestre de 2021 foi especialmente aquecido para o mercado de imóveis usados no Brasil. O Painel do Mercado Imobiliário (PMI), levantamento feito pela plataforma Kenlo, identificou crescimento de 110% em transações fechadas no período, na soma de aluguéis e vendas, em comparação com igual período do ano anterior – 32.477 negócios neste ano e 15.434 em 2020.

A pesquisa foi conduzida com 8 mil imobiliárias e mais de 50 mil corretores de imóveis de todo o país cadastrados na plataforma, e o resultado mostra incremento de eficiência no segmento secundário de imóveis. Visitas e propostas também cresceram no primeiro semestre de 2021, mas evoluíram em proporção menor (40% e 48%, respectivamente).

O bom resultado no primeiro semestre de 2021 é devido, principalmente, ao primeiro trimestre deste ano, uma vez que o mercado já se apresentava aquecido desde o final de 2020. No segundo trimestre, porém, com a percepção de um cenário inflacionário, o mercado se comportou de forma mais conservadora e, em parte, na expectativa de uma volta mais célere das atividades com o avanço da vacinação, que poderá se consolidar a partir do terceiro trimestre do ano “, explica Denise Ghiu, especialista de mercado da área de inteligência do Kenlo.

Com três milhões de imóveis listados em sua plataforma e base de dados que representa 25% do mercado secundário imobiliário brasileiro, a Kenlo registrou ainda uma alta de 9,97% no segundo trimestre deste ano, perante o primeiro. Foram realizados 14.939 negócios no período, ante 13.585 nos três primeiros meses.

“A variação positiva de 9,97% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre reforça nossa perspectiva de um mercado mais ponderado no próximo período, pois parte da motivação para a aquisição do imóvel ou mudança de residência poderá estar mais associada às estratégias das famílias para ajustes no orçamento, corte de gastos e, também, como uma alternativa para recomeçar seus projetos que podem ser alavancados pela disponibilidade do crédito com imóvel em garantia e taxas mais atraentes como na modalidade de home equity, por exemplo”, completa Ghiu.

PMI

O Painel do Mercado Imobiliário (PMI), criado pela Kenlo, é uma iniciativa pioneira no Brasil e que proporciona o acompanhamento do mercado de imóveis usados com base em dados obtidos em tempo real, a partir de um ecossistema que contempla 8 mil imobiliárias e 50 mil corretores, de todas as regiões do país e que atendem a mais de um milhão de proprietários de imóveis. O PMI reúne uma amostragem do mercado imobiliário secundário de treze estados brasileiros nas cinco regiões. Mais detalhes sobre o PMI podem ser obtidos no site.

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