Otimizar espaços nos ambientes é uma maneira de trazer mais de uma funcionalidade ao cômodo e a dica é tirar o máximo proveito da metragem disponível. Sou uma entusiasmada por criar recintos especiais em casa, por descobrir o que faz bem para cada cliente e assim incluir nos projetos que assina. O lar precisa ter a cara do morador e propiciar situações que em nenhum outro local ele encontrará. Valorizo a importância e o significado da casa prover um cantinho onde o ser humano possa vivenciar o seu momento pessoal dentro da sua mais completa individualidade.

Seja uma ambientação para leitura, relaxamento na varanda, degustar uma bebida favorita ou brincar – no caso dos pequenos –, a otimização permite trazer as preferências de casa pessoa, sem esbarrar na aparente falta de espaço.

  1. Cantinho de leitura

Quem é amante da leitura sonha com o espaço para entrar no mundo dos livros, sejam físicos ou mesmo agora, os digitais. Para que a ocasião seja inteiramente devotada ao mundo das histórias e as informações trazidas pela literatura, o conforto é primordial. Sem contar que um ambiente como esse é uma forma para estimular a leitura. Para tanto, um pequeno recinto já é o suficiente para posicionar uma poltrona confortável e uma iluminação, que pode estar em uma sala de estar, varanda e até mesmo no dormitório. 

  1. Cantinho do bar 

Para quem gosta de receber em casa, o cantinho de bar é imprescindível para servir os amigos. O espaço precisa ser prático, levando em conta a necessidade e a área disponível, que em geral não costuma ser muito grande. A depender das predileções do cliente, pode-se prever um climatizador de vinhos, um móvel ou um nicho para acomodar taças, decanter e outros acessórios utilizados nessas ocasiões. Uma bandeja com outras bebidas variadas também cai muito bem.

  1. Brinquedoteca 

Quem tem crianças em casa – principalmente apartamento – sabe como é elementar um local apropriado para as brincadeiras e guardar o aparato de brinquedos. Nesse caso, a sugestão é situá-la onde os pais possam ficar de olho, sem renunciar às próprias atividades, como na sala de estar ou varanda. A criança precisa fazer parte da casa, por isso merece ter um cantinho especial para ela. Com tudo organizado, ela pode ter a sua hora e a individualidade respeitada, enquanto a casa funciona normalmente.

4) Ginástica | Meditação 

Fazer de casa o seu templo é uma demanda que tem surgido nos nossos projetos. Com a crescente busca pelas práticas de meditação, yoga, pilates ou mesmo a ginástica tradicional, nem sempre é confortável realizá-las no piso da sala de estar. Assim, a varanda com fechamento de vidro pode se tornar esse oásis em meio à vida corrida. Junto com um piso de madeira e a visão para o skyline da cidade, bancos, almofadas coloridas, tapetes e objetos contextualizam a proposta. Seguindo as aulas online, as pessoas estão em busca de meios para equilibrar o lado mental e distensionar o físico. Com algumas escolhas, o cantinho fica com a cara que o cliente deseja.

Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)

Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.

Avanço de Concessões e PPP’s exigirá execução de grande volume de obras de infraestrutura

Artigo Anterior

Iluminação nas áreas de circulação e luz de emergência

Próximo Artigo

Separamos para você