A 22ª FEBRAVA, Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar e de Águas deve ser a maior em comparação com as edições anteriores. Segundo dados da organização, a RX, são esperados 25 mil visitantes, crescimento de 12% em relação a 2019, quando recebeu 22 mil pessoas. O evento abre as portas de 12 a 15 de setembro para profissionais, gestores e compradores, no São Paulo Expo (SP).

“Os dados mostram que essa é a maior FEBRAVA de todos os tempos. No nosso pré-credenciamento, os números já apontavam o interesse do público em participar com 40% acima da edição anterior”, revela Ivan Romão, gerente da FEBRAVA. O gestor ainda acrescenta que a quantidade de expositores também é superior. “Serão 348 empresas expondo e representando mais de 500 marcas nacionais e internacionais. A feira ocupará uma área de 50 mil m² e, pela primeira vez, vamos abrir o evento um dia antes para a realização do congresso voltado para projetistas e consultores”.

Considerado o maior encontro do setor de AVAC-R na América Latina, a feira apoiada pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), é estratégica para o mercado por apontar as tendências dos próximos anos, viabilizar negócios e trazer visibilidade internacional para lançamentos, produtos e soluções disponibilizadas por marcas que são referência.

Segundo Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, “a FEBRAVA no nosso setor está entre as cinco maiores feiras no mundo e traz oportunidades de interação com expositores e visitantes. O evento em si é o ambiente mais adequado para se atualizar do que está acontecendo nos segmentos de AVAC-R”.

Novos espaços

A volta da FEBRAVA após quatro anos e as novidades anunciadas pelos organizadores contribuem para o aumento de público e expositores nesta edição, ampliando as expectativas de negócios.

Neste sentido, além dos estandes próprios, algumas marcas também estarão presentes em seis espaços, conhecidos como Ilhas Temáticas. Dois deles estreiam nesta edição: a Ilha do Tratamento de Águas e a Ilha do Instalador. A primeira, além de trazer soluções e novidades para o processo aplicado a indústrias de diferentes setores, contará com as participações de órgãos validadores, certificadoras, empresas de tratamento de águas, laboratórios e fornecedores de produtos e/ou insumos para o setor.

A ideia de criar o espaço é que o tratamento de águas envolve diretamente segmentos de ar condicionado e refrigeração, além de apresentar diversas outras aplicações na cadeia produtiva comercial, industrial e de consumo humano. Na área, o público poderá ampliar os conhecimentos sobre a performance e a eficiência dos equipamentos, conservação e também os procedimentos envolvidos no programa de tratamento de águas.

Já na ilha voltada aos profissionais de instalação, a capacitação terá espaço por meio de apresentações de palestras técnicas durante os quatro dias. Os conteúdos terão como foco atualização e as boas práticas de mercado.

Os setores se juntam a outros já conhecidos do público, como a Ilha da Cadeia do Frio, considerada a maior em espaço, e que terá 6 equipamentos e sistemas em funcionamentoIlha do Ar-Condicionado Automotivo, que entre os destaques contará com veículo elétrico e híbrido para demonstraçõese as de capacitação, Ilha do SENAI e Ilha de Formação Profissional FATEC, que disponibilizarão carretas didáticas.

Expositores

As marcas aguardam com ansiedade a realização da FEBRAVA para lançamentos e destaques. Sobre o que poderá ser conferido nos pavilhões do São Paulo Expo a partir do dia 12, é possível adiantar que:

Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado presente no mercado brasileiro há 43 anos, mostrará no estande os produtos da nova marca global, a Airstage, como os da linha Split Inverter: Teto, Cassete e High Wall em R-32 – gás refrigerante utilizado em prol do meio ambiente por possuir baixo potencial de aquecimento global e zero impacto na camada de ozônio – e aparelhos da linha Multi Split conhecidos do mercado.

Considerada uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo e líder em equipamentos de climatização, a Midea Carrier, já anunciou que fará a exposição de aproximadamente 100 produtos de aplicações residenciais, comerciais leve e comercial, com destaque para lançamentos da linha de Ar-Condicionado Midea Inverter Xtreme Save Connect, com fluido refrigerante R32, nova classificação A do INMETRO, Black Fin by Midea, Wifi integrado – que garante a conectividade com o controle do aparelho por voz – monitoramento do consumo de energia, ajuste da curva de sono e até mesmo ligar ou desligar o equipamento com a geolocalização do celular. Disponível nas versões 12, 18 e 24 mil BTU/h, quente/Frio, proporciona economia, conforto e tecnologia para facilitar o dia a dia do consumidor.

“Após quatro anos, estamos entusiasmados em retornar à FEBRAVA, uma excelente oportunidade para estreitar laços com nossos parceiros comerciais e instaladores. Com a importância e credibilidade, a feira oferece o cenário perfeito para o lançamento de toda nossa linha de ar-condicionado residencial com R-32, bem como o lançamento do Xtreme Save Black Edition, uma fusão de design e tecnologia que confere sofisticação a qualquer ambiente”, compartilha Simone Camargo, diretora de Marketing da Midea Carrier no Brasil. A empresa também destacará o novo modelo V8 – Feito para Durar, da linha VRF, produto resistente a condições extremas, incluindo sistema SuperSense, Hyperlink e ShieldBox, expansível com unidades modulares de 8 – 40HP, combináveis até 120HP.

Líder mundial em soluções para o mercado de HVAC-R e com mais 100 anos de atuação, a Copeland contará com estande de 154 m², organizado por áreas de interesse, como: Aplicações de menor GWP com fluidos naturais (CO2 e Propano) e sintéticos (A2L para AC e refrigeração); Aplicações com maior eficiência energética; e Soluções integradas, onde serão disponibilizadas as unidades condensadoras e eletrônicos para varejo alimentar e food service.

André Stoqui, diretor de negócios da companhia revela que “como Copeland será a primeira vez na FEBRAVA e estamos ansiosos para divulgar as mudanças implementadas recentemente através da aquisição dos negócios de Tecnologias Climáticas da Emerson pela Blackstone”. Já Daniel Rohe, gerente geral América do Sul da empresa, acrescenta que “o foco serão os produtos de alta eficiência energética associados a tecnologias de baixo impacto ambiental, através da aplicação de fluidos naturais como CO2 e Propano, além daqueles para aplicações de menor GWP com fluidos A2L”. A empresa também tem soluções concorrendo ao Selo Destaque Inovação FEBRAVA 2023.

Já a Embraco, marca da Nidec Global Appliance, levará ao evento o portfólio de soluções de velocidade variável e fixa, e de unidades condensadoras e seladas, que aliam fatores que são procurados por diversos mercados, como eficiência energética, sustentabilidade, confiabilidade e baixo ruído. O objetivo é apresentar ao público qualificado produtos que trazem o que é há de mais inovador na cadeia do frio em âmbito global e as atuais tendências, além de lançamentos, caso dos compressores VEMT e VNEX.

“Na Embraco, estamos estrategicamente comprometidos em desenvolver produtos que desafiem os limites de eficiência energética, desempenho, miniaturização e sustentabilidade. Nossos constantes investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento visam oferecer à sociedade soluções de alta qualidade e confiabilidade que mantenham a marca como referência global em tecnologia de refrigeração. O mercado brasileiro tem à disposição o portfólio mais avançado do setor, desenvolvido em território nacional e utilizado em todo mundo. É isso que vamos levar à FEBRAVA 2023”, diz Sander Socrepa Malutta, diretor de vendas e engenharia de aplicação de refrigeração comercial para a América Latina da Nidec Global Appliance.

A marca disponibilizará treinamentos técnicos no estande com temas focados nos benefícios e desafios dos compressores de velocidade variável, os mitos e verdades sobre o refrigerante natural R600a e os cuidados e boas práticas na instalação de compressores com R600a e R290. As inscrições poderão ser feitas no local.

Mais informações sobre outros expositores do evento podem ser vistas aqui.

Conteúdos

O evento contará com uma série de conteúdos para atualização e capacitação profissional. Além das ilhas do SENAI e FATEC e dos estandes de algumas marcas expositoras, os visitantes poderão conferir as atrações exclusivas organizadas pela ABRAVA, com inscrições prévias e pagas, caso dos eventos simultâneos que acontecerão no Mezanino do pavilhão.

Entre eles, estão XVIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de ar (CONBRAVA), que terá como tema “AVACR rumo ao futuro saudável e sustentável”, entre os dias 13 e 15 de setembro, e contará com quatro mesas-redondas, e temáticas como eficiência energética, qualidade do ar, fluido refrigerante e tratamento de águas, além de apresentações com foco no futuro dos fluídos refrigerantes, descarbonização, entre outras pautas atuais do mercado; e o XXIII Encontro Nacional de Projetistas e Consultores (ENPC) com palestras, apresentação de novas tecnologias e networking, nos dias em 11 e 12 de setembro.

Nos mesmos dias do ENPC ganhará espaço também mais uma edição do Dia de Treinamento, com workshops sobre ESG e NRs, ministrados por profissionais destacados do mercado. E, em 14 de setembro, acontecerá o IV Encontro Nacional de Mulheres do Setor de AVAC-R, com palestra gratuita de Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels.

Mais informações em https://www.febrava.com.br/pt-br/experiencias.html

Atrações

Além dos conteúdos, novidades não faltam para surpreender os visitantes entre as atrações do evento.

Para contemplar players e participantes de destaque na edição, a organização traz o Prêmio Nelson Baptista, em homenagem ao profissional que atuou para o desenvolvimento do setor de AVAC-R e um dos incentivadores da FEBRAVA.

A premiação terá três categorias: Expositor Destaque FEBRAVA 2023, com participação do público para eleger uma das marcas expositoras; Eficiência na Captura de Leads FEBRAVA 2023, em que vence a empresa que tiver registrado maior número de leads no app exclusivo da RX (Emperia); e a Personalidade FEBRAVA 2023, em que concorrem profissionais do mercado de AVAC-R, com vencedor ou vencedora eleito por uma comissão formada pelos organizadores.

A entrega do prêmio será realizada no dia 15, com cerimônia aberta ao público, na entrada da feira, às 15h.

Outra atração será o Selo Destaque Inovação FEBRAVA 2023 que reconhecerá as soluções mais inovadoras da edição, eleitas por uma comissão técnica. Os produtos selecionados serão identificados nos estandes das marcas. A organização também reunirá todos em uma mostra exclusiva no espaço expositivo para visitação durante os dias de feira.

Negócios

Para impulsionar os negócios, além das dinâmicas de cada marca nos estandes, a organização da FEBRAVA disponibilizará o Conecta Club, que é um espaço exclusivo para receber e promover encontros entre expositores e compradores.

A RX também oferece o programa “Matchmaking”, ferramenta digital que permite ao público uma jornada personalizada de acordo com as preferências e interesses indicados no momento do credenciamento. Os visitantes recebem a recomendação de marcas antes e durante o evento, via e-mail e na própria central de acesso A tecnologia também possibilita o contato antecipado entre expositores e profissionais. Para as marcas, a utilização do aplicativo Emperia, permite acompanhar o desempenho de leads e conexões em tempo real e acelerar a conversão de negócios.

Para Thiago Marques, gerente de marketing da FEBRAVA, o uso de inteligência de dados entrega excelentes perspectivas de relacionamento para o setor AVAC-R. “No pavilhão, as marcas e profissionais ligados a esse mercado são os grandes beneficiados, mas a tecnologia empregada nos eventos B2B vão além e geram impactos que reverberam positivamente durante o ano todo”, diz.

Lucas Pimentel, diretor de marketing da RX Brasil, lembra que a FEBRAVA abre o ciclo de feiras de negócios marcado para o mês de setembro com excelentes perspectivas não só para o setor AVAC-R. “No pavilhão, as marcas e profissionais ligados a esse mercado são os grandes beneficiados, mas os eventos B2B, na verdade, geram impactos que reverberam na economia local como um todo, da logística ao turismo e mão de obra. Logo na sequência teremos Equipotel e ISC, que são de áreas distintas, mas contam com a mesma inteligência que une tecnologias, expertises, serviços e estratégias para a geração de negócios”, diz.

Transporte

Para quem optar pela utilização de transporte público para a ida e volta nos quatro dias de feira, a FEBRAVA disponibilizará transfer gratuito saindo da estação São Judas do metrô (Linha Azul) até o pavilhão, das 12h às 21h.

A 22ª FEBRAVA conta com apoio de Sindicato da Indústria da Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Estado de São Paulo (SINDRATAR-SP)Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV)Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade de Ar de Interiores (BRASINDOOR)Conselho Federal de Química (Sistema CFQ/CRQs)Instituto Brasileiro do Frio (IBF), Plano Nacional de Qualidade de Ar Interno (PNQAI),  Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC), e associação técnico-científica SMACNA Brasil.

O credenciamento on-line e gratuito está disponível no site https://www.febrava.com.br.

Serviço:

FEBRAVA – 22ª edição

Data: 12 e 15 de setembro de 2023

Local: São Paulo Expo (SP)

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda – São Paulo

Credenciamento: https://www.febrava.com.br/pt-br.html.

Sobre a FEBRAVA

Com 21 edições, a Feira Internacional de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento de Ar e de Águas (FEBRAVA) é o principal evento da América Latina voltado para o setor de AVAC-R, por promover o encontro de marcas que são referências nacionais e internacionais, com público qualificado para apresentações de lançamentos, soluções, produtos e conteúdos para atualização profissional. O evento tem como objetivo destacar as tendências e estimular parcerias, negócios e estratégias para o desenvolvimento do setor.

Para mais informações acesse: https://www.febrava.com.br/.

Vendas de tintas imobiliárias crescem no 1º semestre de 2023

Artigo Anterior

Em agosto, CUB acumula alta de 2,29% no ano

Próximo Artigo

Separamos para você