“Em Escalas” revela olhar detalhado sobre o patrimônio arquitetônico e artístico da capital paulista, e ressalta a grandiosidade de edifícios icônicos de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Theatro Municipal e a Catedral da Sé, pelas fotografias de Leonardo Finotti e Nelson Kon.

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, uma das instituições mais importantes na formação técnico-profissional do Brasil, celebra 150 anos com a exposição Em Escalas: Do macro ao micro – retratos do Liceu na cidade de São Paulo. A mostra, que abre ao público no dia 24 de agosto no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios (CCLAO), revela um olhar detalhado sobre a contribuição do Liceu na construção do patrimônio arquitetônico e artístico da capital paulista, pelas fotografias de Leonardo Finotti e Nelson Kon.

A exposição, com curadoria de Gustavo Curcio e Fernanda Carvalho, apresenta a grandiosidade e as minúcias de edifícios icônicos de São Paulo, erguidos graças ao trabalho da instituição ao longo de 15 décadas de existência. Monumentos como a Pinacoteca do Estado, o Theatro Municipal e a Catedral da Sé estão entre os destaques, oferecendo ao público uma visão inédita de espaços que muitas vezes passam despercebidos pelo observador apressado que perambula pela cidade.

“É impossível compreender as camadas que compõem a formação complexa de São Paulo sem considerar a valiosa contribuição do Liceu de Artes e Ofícios. Muito além da efetiva viabilização tecnológica propiciada pela instituição, indispensável para a construção do patrimônio arquitetônico e artístico da metrópole, o Liceu tem em seu DNA o mais nobre dos princípios: instruir, capacitar e compartilhar conhecimento”, analisa Gustavo Curcio. 

Além das imagens capturadas por Finotti e Kon, que durante 4 meses produziram as fotos publicadas nas páginas do livro comemorativo “Liceu 150 Anos – Missão Excelência”, a mostra reúne informações relevantes sobre a história da instituição e alguns objetos de prédios icônicos. 

A publicação, de 264 páginas é fruto de uma pesquisa acadêmica desenvolvida sob a coordenação do Prof. Dr. Gustavo Curcio na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP, no Laboratório da Imagem, sob sua coordenação e da Profa. Dra. Clice Mazzilli, ambos docentes e pesquisadores no campo do Design Visual.

Com o título “Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo: uma Escola de Design”, o projeto teve início em 2022. Este trabalho teve a valiosa contribuição de outros dois pesquisadores, o arquiteto Prof. Dr. Fernando Atique, pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e da filósofa professora titular da FAUUSP, Profa. Dra. Maria Cecilia Loschiavo dos Santos.  

Monumento Ramos de Azevedo em seu espaço original, a Avenida Tiradentes, em frente ao Liceu de Artes e Ofícios, hoje edifício que abriga a Pinacoteca do Estado. Crédito: Divulgação acervo histórico do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Projeto original da fachada do palácio que abrigaria o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, instituição que formava técnicos e artesãos para construir as cidades que se enriqueciam com o café em todo o Sudeste do país. Originalmente, o palácio teria uma cúpula central, jamais concluída. Crédito: Divulgação acervo histórico do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Um levantamento minucioso sobre a contribuição do Liceu para a transformação de São Paulo em uma metrópole pujante foi realizado com a colaboração da pesquisadora e jornalista Dra. Alexandra Gonsalez. A partir de extensa pesquisa bibliográfica, visita a acervos históricos, trabalho de campo em edifícios e monumentos e uma estreita relação com a pesquisadora Fernanda Carvalho, responsável pelo acervo histórico do Liceu, obteve-se uma lista de obras cuja construção foi viabilizada graças ao know-how desenvolvido e praticado pelo Liceu. 

Assim, finalmente, tem-se um panteão de obras-primas erguidas com esmero e dedicação dos profissionais do Liceu, que seguem essenciais para diferentes setores da cidade, em diferentes regiões, produzidas em épocas e sob estilos arquitetônicos variados. 

Cada uma das obras abaixo cedeu seus espaços para os registros fotográficos e a composição do documento histórico publicado.

  1. Pinacoteca do Estado de São Paulo
  2. Theatro Municipal de São Paulo
  3. Edifício London & River Plate Bank
  4. Palácio dos Correios e Telégrafos
  5. Palácio das Indústrias
  6. Edifício Alexandre Mackenzie
  7. Instituto Biológico
  8. Faculdade de Medicina USP
  9. Palácio da Justiça
  10. Monumento Ramos de Azevedo
  11. Estação Júlio Prestes
  12. Faculdade de Direito USP
  13. Esculturas da Galeria Prestes Maia
  14. Edifício Altino Arantes
  15. Catedral da Sé
  16. Monumento Duque de Caxias
  17. Museu de Arte de São Paulo
  18. Noite, Dia, Aurora e Crepúsculo
  19. Edifício FIESP–CIESP–SESI
  20. Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios – CCLAO

Registro fotográfico

O Laboratório da Imagem desenvolve atividades de pesquisa e extensão que envolvem o estudo da imagem, entendida no seu mais amplo espectro, no contexto do projeto de Design e de Arquitetura e Urbanismo. Está vinculado ao Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP, no âmbito da graduação e da pós-graduação dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo. É coordenado pelos docentes Prof. Dr. Gustavo Curcio e Profa. Dra. Clice Mazzilli.

A pesquisa sintetizada no livro comemorativo, obra-base da exposição “Em Escalas”, teve a imagem como foco da sua produção, justamente para registrar as diferentes escalas de criação do Liceu. Dos detalhes da marcenaria da Sala da Congregação do edifício da Faculdade de Medicina à grandiosidade do maior monumento equestre do mundo, em homenagem ao Duque de Caxias, foram produzidas centenas de imagens que exaltam a excelência dos ofícios desenvolvidos no Liceu, do macro ao micro. 

Nelson Kon e Leonardo Finotti exaltam a grandeza da contribuição do Liceu para a construção destes edifícios e monumentos. 

A exposição: democratização de acesso à informação

O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é uma instituição de ensino privada, sem fins lucrativos e filantrópica. Fundado em 1873, sempre teve como uma de suas principais premissas oferecer um ensino de excelência gratuito e acessível a todos. Nasceu como Sociedade “Propagadora de Instrução Popular”. Esta exposição é sinal da contribuição perene do Liceu para a educação. Torna públicos o acesso aos registros fotográficos deste conjunto de edifícios e monumentos, revelando aos visitantes espaços de acesso restrito em edifícios icônicos. Descreve detalhes quase desconhecidos das alegorias presentes em construções históricas da cidade de São Paulo. 

A proposta expográfica, que tem curadoria de Gustavo Curcio e co-curadoria de Fernanda Carvalho, ressalta as relações dos visitantes com a escala real dos elementos produzidos com a contribuição dos mestres do Liceu em artefatos de marcenaria, serralheria e esculturas. 

As monumentais paredes do CCLAO receberam impressões vinílicas com a fachada dos edifícios e câmaras escuras de orifício revelam imagens do acervo do Liceu com bastidores da produção de itens e espaços jamais acessados pelo grande público em prédios como o Tribunal de Justiça ou a Faculdade de Direito da USP.  

Os tradicionais monóculos vintage com fotos 2 cm x 2 cm ganham protagonismo num túnel do tempo que revela, cronologicamente, detalhes da construção dos 20 edifícios retratados na exposição. Após percorrer a exposição, o visitante terá a chance de contemplar a vigésima das obras, o próprio CCLAO, que abriga a exposição “Em Escalas”. Um conjunto de binóculos ajudará o visitante a descobrir detalhes das treliças metálicas e dos tijolos históricas utilizados pelo arquiteto Ricardo Julião na remodelação do centro. 

E-book

A exposição trará, ainda, o lançamento da versão digital do “Liceu 150 Anos – Missão Excelência”, em formato e-book. Interativa, gratuita e acessível por meio de áudio-book, a publicação poderá ser acessada remotamente pelos interessados em conhecer mais detalhes das 20 obras retratadas.  

Sobre a curadoria

Gustavo Curcio

Arquiteto (2006), mestre (2009) e doutor (2015) em Design e Arquitetura, possui experiência de mais de 20 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação / publicidade. Desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo na área de Design e Projeto Visual, Design de Interiores e Design de Sinalização. Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela FAUUSP. É professor e pesquisador do Departamento de Projeto da FAUUSP. Dirige o conselho científico do ArqXP Experiências Inovadoras em Construção. É vice-coordenador do LabImagem (Laboratório da Imagem) do LabIndus (Laboratório da Industrialização), ambos da FAUUSP. Integra o GENN, Grupo de Estudos de Novas Narrativas, da ECAUSP. É membro do Editorial Team da International Federation of Interior Architects/Designers (IFI). É vice-presidente Comissão de Graduação (CG) da FAUUSP e vice-presidente do Escritório Internacional da FAUUSP. Coordena os convênios da FAUUSP com a Faculté dArchitecture La Cambre Horta (Bélgica) e a School of Design da University of Leeds (UK).

Fernanda Carvalho

Mestre em Ciências pelo Departamento de História e Estética de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2019). Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Arte no Brasil, Cultura e sociedade, Cultura material, Patrimônio cultural. É responsável pelo acervo histórico do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. 

Serviço

Em Escalas. Do macro ao micro: retratos do Liceu na cidade de São Paulo
Abertura: 24 de agosto de 2024, sábado, das 13h às 17h
Período expositivo: 27 de agosto de 2024 a 25 de janeiro de 2025 
Endereço: Rua da Cantareira, 1351, Luz, São Paulo – SP
Terça a sábado | 12h30 às 17h (entrada gratuita). Domingo (para grupos previamente agendados). 

www.cclao.com.br 

Como modernizar o tradicional mercado da construção?

Artigo Anterior

Modern Construction Show facilitará contato de gestores e incorporadores com as novas tecnologias da construção industrializada

Próximo Artigo

Separamos para você