Historicamente no mundo da construção civil, os profissionais que gerenciam as obras enfrentam desafios relacionados especialmente a falta de planejamento e cumprimento de prazos nas obras. Neste artigo, compartilho as principais estratégias que vão ajudar quem trabalha com planejamento e gestão a alcançar o sucesso e se destacar no mercado.

Cronograma de obras detalhado

Ao desenvolver esse cronograma, é crucial contar com um projeto arquitetônico bem desenhado e que indique todas as atividades necessárias para a execução da obra, e com isso, poder estabelecer os prazos para essas atividades e determinar os profissionais e serviços que estarão envolvidos na execução da obra. Com essas informações você poderá elaborar um cronograma com a maior riqueza de detalhes possíveis, permitindo que o gestor possa acompanhar o progresso da obra e garantir que tudo esteja de acordo com o plano original.

Tecnologia a seu favor

O uso de um software de gestão de obras é uma das melhores formas de otimizar o gerenciamento de um projeto. Essas ferramentas oferecem recursos para criar e monitorar cronogramas, gerenciar orçamentos, recursos e atividades, além de permitir uma comunicação eficiente entre os membros da equipe. Um bom software de gestão centraliza as informações e facilita a tomada de decisões, contribuindo significativamente para o cumprimento dos prazos e consequentemente para o crescimento do seu negócio.

Comunicação transparente e constante com o cliente

A comunicação é a base de qualquer relacionamento profissional saudável, inclusive na construção civil. Manter o cliente informado sobre o andamento da obra, avanços significativos e eventuais desafios é fundamental para garantir a confiança e evitar surpresas desagradáveis. Um atendimento eficaz e relatórios periódicos são excelentes ações para tranquilizar o cliente e alinhar suas expectativas. Não se esqueça de escutar o seu cliente, ouvir seus feedbacks e demonstrar interesse genuíno em atender às suas necessidades. Essa atenção somada à organização dos processos pode ser um grande diferencial para seu negócio.

Gestão das atividades, fornecedores e equipe

Pode parecer uma dica óbvia, executar bem e controlar o funcionamento de todas as atividades, mas gerenciar uma grande obra requer muita capacidade técnica, uma boa comunicação e muita inteligência emocional. Ser flexível e se adaptar para se comunicar com diferentes pessoas, controlando atividades complexas e muitas vezes simultâneas requer muita atenção aos detalhes. Realize checklists recorrentes a cada etapa importante e não deixe para verificar as atividades e serviços apenas no final. Essa antecipação vai te dar previsibilidade e um controle maior do cronograma. Mantenha uma boa relação com seu time, fornecedores, parceiros e clientes, e transmita confiança para esses contatos, ponto fundamental para tornar seu trabalho eficiente.

Controle as expectativas e seja flexível na medida do possível

Nem sempre tudo acontece exatamente conforme o planejado e imprevistos podem surgir durante o processo de execução da obra. Nesses momentos, é essencial gerir as expectativas do cliente com transparência, antecipando possíveis problemas e sugerindo alternativas e soluções viáveis. Demonstrar flexibilidade para acomodar solicitações razoáveis do cliente contribui para estreitar o relacionamento e mostrar o compromisso em entregar uma boa experiência para ele. Entretanto, é importante ter em mente e se assegurar de que os combinados importantes estejam documentados, pois isso vai dar segurança para ambas as partes.

Sabemos que cumprir os prazos na obra é um desafio e tanto, mas conseguir ser eficiente neste ponto e proporcionar uma boa experiência para seus clientes certamente vai resultar em indicações e oportunidades futuras para alavancar os seus negócios. Não perca mais tempo, comece a adotar essas práticas e esteja mais preparado para o futuro da construção.

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