Fotos: Julia Herman
Você já parou para pensar em como a paginação dos revestimentos que vão compor os pisos e paredes de um ambiente é fundamental? Mais do que responder pela estética do espaço, ela responde também pela facilidade de manutenção do espaço e até pela durabilidade, por que não? Separei 7 perguntas sobre o tema. Vamos lá?
1. Em quais aspectos a paginação de piso e paredes pode beneficiar um ambiente?
A paginação feita corretamente pode trazer amplitude para um espaço, criar divisão de ambientes e até contar uma história. A paginação estabelece o padrão ou o desenho que queremos criar. Além de permitir o cálculo de material para a compra correta da quantidade necessária.
2. Existe alguma diferença entre a paginação de paredes e pisos? Se sim, quais são?
Alguns materiais podem ser usados apenas em parede, por não terem resistência para o tráfego. E cada material, piso ou parede, tem sua argamassa específica.
3. Quais são os tipos de paginação para piso e parede?
Alinhada: as peças têm o mesmo tamanho e podem ser instaladas na vertical ou horizontal.
Diagonal: em ângulo de 45 graus.
Espinha de peixe: instalada com transpasse e formando um ângulo de 90 graus, mas acompanha o sentido nas paredes.
Escama de peixe: um mix de diagonal com transpasse, as peças formam um ângulo de 90 graus entre si.
Transpasse: as extremidades ficam desencontradas e de acordo com cada produto esse desencontro é aleatório ou então em proporção como a cada 2/3. Isso geralmente acontece com pisos em formato de réguas.
Chevron: as peças são recortadas para que encaixem uma na outra formando um desenho.
Dama: as peças são colocadas lado a lado na vertical e horizontal formando um quadrado.
4. O que é preciso para ter uma paginação de piso e parede bem-sucedida?
Fazer a escolha correta do material para o uso em questão. Planejar, ou seja, ter um bom projeto e fazer a quantificação correta de material de acabamento e assentamento. Além disso, é importante utilizar a mão-de-obra especializada, treinada para instalar o produto que escolheu.
5. Quais revestimentos são os mais usados para paginação de paredes e pisos?
Porcelanatos, madeira, ladrilho hidráulico, cimentícios, monolíticos, granilite, fulget, tijolos, plaquetas e papel de parede (para parede e teto).
6. Qual é a importância da paginação de revestimentos para piso e parede no lar?
É importante para o bom resultado do projeto. Tanto em termos de estética, quanto de investimento, para calcular a quantidade correta de material a ser comprado, evitando desperdícios ou falta de material.
7. Quais dicas daria para quem quer fazer a paginação de pisos e paredes?
Contrate um profissional habilitado para fazer a paginação. Confira as medidas no local antes de projetar para calcular considerando as medidas existentes. Considere tanto planta quanto as elevações de parede. Procure manter o maior número de peças inteiras na paginação, evitando recortes desnecessários. Opte por deixar os cortes nos cantos, sob armários ou móveis. Saia com a primeira peça do local de entrada ou em maior evidência. Decida antes da compra se será necessário ter soleiras ou baguetes. E para grandes formatos, conte o número de peças na paginação. Para ambientes pequenos, cuidado com o tamanho das peças, pois às vezes um formato muito grande nem entra, nem dá para instalar no espaço. Alguns materiais também precisam ser içados, como as lastras. As espessuras também são importantes a serem consideradas no encontro de materiais. E lembre-se sempre de calcular considerando uma quantidade de perda na obra, que varia de 10 a 15%, dependendo do material.
Também é importante considerar a posição dos cortes dos ralos e os modelos deles, nos grandes formatos, para ter um bom caimento de água.
Isabella Nalon (@isabellanalon)
À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.