O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) apresenta o Manual de Construção Modular, voltado aos profissionais do setor da construção civil, desenvolvido através de uma parceria com o arquiteto Felipe Savassi, da Felipe Savassi Modular Estúdio. A publicação traz informações a respeito desse método de construção, que se destaca pela sua realização offsite, ou seja, fora do canteiro de obras, em um ambiente controlado, com alta precisão e que possibilita a diminuição do desperdício através de um processo construtivo enxuto e eficaz que proporciona uma diminuição de prazo e redução de custos.
A publicação, dividida em cinco capítulos, apresenta as principais características desse método de construção, com exemplos de projetos modulares, destacando, por exemplo, concepções de transporte, dimensionamento e execução das obras. Além disso, também aborda detalhes sobre as estruturas dos módulos, explicando sobre fechamentos internos e externos das peças, acabamentos, revestimentos e demais instalações. Aborda ainda o processo de fabricação/montagem dos módulos em aço, descrevendo também a execução prática de fundação e acoplamento.
A construção modular se tornou uma tendência pelo mundo, sendo aplicada nos mais diversos tipos de obras, como hospitais e escolas, e isso motivou o desenvolvimento desse material por parte do CBCA. No Brasil, o edifício Level, localizado em Tubarão, Santa Catarina, é um dos exemplos desse tipo de obra, com mais de 500 toneladas de aço distribuídas em 3,3 mil metros quadrados, em um total de oito pavimentos. Apesar do tamanho do projeto, o método de construção modular permitiu que toda a obra fosse concluída em apenas 100 dias, sendo 80 para fabricação e 20 para montagem e instalação.
O Manual pode ser baixado de forma gratuita em formato PDF no site do CBCA.