A busca por novas formas de morar e viver no interior paulista, valorizada pela qualidade de vida, saúde e bem-estar, ganha destaque em empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida, como os da Livon Incorporadora, do Grupo ADN. O Horizon Tower, situado em Araraquara, redefine os padrões de qualidade de vida ao integrar arquitetura e paisagismo inovadores e sustentáveis, com projetos assinados pelos escritórios Laje Arquitetura e Ju Breda Arquitetura, algo antes visto apenas no alto padrão.
Para o CEO do Grupo ADN Pedro Donadon, democratizar o acesso a moradia de qualidade também passa pela democratização de atributos antes visto apenas no mercado de luxo. “Quando investimos e trazemos uma arquitetura e paisagismo assinados para o segmento econômico estamos mostrando para grande parte da população que eles também podem e merecem ter a experiência de adquirir e viver em um condomínio com atributos diferenciais, indo além da facilitação do crédito e financiamento do imóvel”, diz.
O projeto paisagístico e de arquitetura de interiores, idealizado pela Laje Arquitetura, une a sofisticação moderna à serenidade natural. “Nosso objetivo foi criar espaços que ofereçam um refúgio de paz e beleza, integrando a arquitetura com a rica biodiversidade brasileira,” afirma Lucas Mattos Costa, arquiteto e urbanista, diretor da Laje Arquitetura.
Já em relação a arquitetura e identidade visual, o escritório Ju Breda Arquitetura contribuiu com plantas projetadas para ambientes sociais integrados e áreas comuns diferenciadas, promovendo a convivência e a integração entre os futuros moradores. “Queremos que os moradores do Horizon Tower sintam que estão em um lugar único, onde cada detalhe foi pensado para proporcionar uma qualidade de vida superior,” destaca a profissional Juliana Breda.
Breda enfatiza a importância da implantação inteligente no terreno, proporcionando acesso de pedestres direto da portaria até a torre, sem interferência das vagas de veículos, otimizando a circulação interna. “É um projeto bem localizado, ocupando um quarteirão inteiro, proporcionando um grande espaço entre a torre e os edifícios vizinhos, o que potencializa o conceito de viver e morar bem,” ressalta Breda.
Detalhes do Paisagismo e Arquitetura de Interiores
O paisagismo do Horizon Tower foi planejado para refletir a riqueza da flora brasileira, com uma paleta de cores que vai do verde profundo das folhagens ao terracota quente. Árvores de grande porte nas áreas de circulação e estacionamentos contribuem para a criação de microclimas agradáveis, reduzindo a temperatura local e melhorando o bem-estar dos moradores. “Árvores bem posicionadas não só embelezam o ambiente, mas também melhoram a qualidade de vida dos residentes, criando espaços onde se pode relaxar e sentir-se em contato com a natureza,” explica Lucas.
A arquitetura de interiores combina funcionalidade e estética, oferecendo ambientes sofisticados e acolhedores. Utilizando uma paleta de cores sóbrias e terrosas, os espaços comuns – como o salão de festas, espaço fitness e lounge externo – são projetados para proporcionar elegância e conforto. “Cada detalhe foi pensado para criar uma experiência estética e emocional única, elevando a percepção de valor do empreendimento,” destaca Costa. Breda acrescenta: “Os apartamentos foram projetados para maximizar o uso do espaço e promover a integração entre os moradores, criando uma atmosfera de convivência harmoniosa.”
Sustentabilidade e Inovação
O Horizon Tower prioriza a sustentabilidade em todas as etapas de seu desenvolvimento, utilizando materiais e fornecedores locais para reduzir a pegada de carbono e apoiar a economia regional. A abordagem promove a economia circular e a utilização de recursos sustentáveis, garantindo que o Horizon Tower seja um exemplo de responsabilidade ambiental. “Nossa missão é construir de maneira sustentável, não apenas para reduzir nosso impacto ambiental, mas também para criar um modelo que outros possam seguir,” afirma Lucas.
Breda destaca as áreas comuns diferenciadas como o Espaço Uber, Bike Repair, Delivery Room e Web Garden, criadas para atender às novas necessidades dos moradores em um mundo pós-pandemia. “São espaços que priorizam a praticidade dos futuros moradores, ao integrar novos hábitos, como uso de transportes alternativos,” finaliza.
Características dos Apartamentos
Com torre única, o Horizon Tower conta com apartamentos de 2 dormitórios, sendo 1 suíte, varanda gourmet, em plantas de até 58,93 m² e opção de até 2 vagas de garagem, distribuídos em um terreno de 6.307,95 m². As plantas foram projetadas com foco no futuro morador, ampliando os espaços e proporcionando a integração das pessoas. “Desenvolvemos cada apartamento sempre com foco no futuro morador, ampliando os espaços e proporcionando a integração das pessoas,” diz Breda.
O Horizon Tower oferece aos futuros moradores uma experiência habitacional que transcende o convencional, combinando sofisticação com uma profunda conexão com a natureza, em um ambiente sereno e acessível, ideal para quem busca um refúgio de paz sem abrir mão da conveniência urbana.