Um dos maiores problemas das construtoras é a ausência de dados em tempo real. Informações de pouca confiabilidade e sem registro de evolução podem aumentar os gastos e os riscos de retrabalho. Pensando nisso, a Agilean, única plataforma do país a fazer a integração entre BIM e Lean Construction, apresenta a AVAL, primeira assistente virtual do mundo focada em gestão de obras. Com ela, em um clique, é possível monitorar as obras e garantir os melhores resultados em qualidade, cronograma e custos, com mais confiabilidade e rastreabilidade.

A AVAL funciona como a Alexa, o usuário pergunta qualquer informação da obra e ela responde em tempo real, sem ser necessário acessar a plataforma, pois ela é acessível pelo WhatsApp. Essa agilidade traz economia de alguns milhões, além de reduzir significativamente o desperdício nas obras. “Em uma obra de R$30 milhões, por exemplo, incluindo os custos diretos e indiretos, a economia é de R $2,4 milhões, já considerando os gastos com a implantação da tecnologia”, afirma André Quinderé, CEO da Agilean.

A ferramenta automatiza a distribuição de tarefas para os terceirizados, que são incentivados a fazerem seus apontamentos de forma diária e descomplicada por um menu dentro do chat. “A princípio, pensamos em implementar o chat no nosso aplicativo, mas resolvemos eliminar possíveis contratempos, como esquecer a senha ou não ter espaço no celular. O acesso pelo WhatsApp é democrático, elimina qualquer necessidade de treinamento, pois a plataforma dá os comandos que o usuário precisa e simplifica ainda mais o acesso. Dessa forma, conseguimos e 2x mais aderência ao planejamento na execução das obras e aumento de 15% em produtividade”, comenta André.

O responsável pela qualidade recebe os apontamentos e a FVS via Whatsapp. Quando a inspeção é concluída e gera pendências, o empreiteiro também é notificado pela plataforma, inclusive com fotos dos itens reprovados. A solução, que oferece gráficos capazes de identificar quem são os empreiteiros que geram mais não-conformidades dentro da obra, pode economizar cerca de 5% no custo total da produção.

Os relatórios de medição são gerados em tempo real, com uma prévia das medições integradas às pendências de qualidade, que ficam disponíveis para consulta. Portanto, há um ganho de 90% de agilidade desde o planejamento até o controle de obras, além de uma comunicação mais prática e assertiva.

Lazer: ponto importante para quem busca um imóvel

Artigo Anterior

Brasil avança na produção de madeira plástica

Próximo Artigo

Separamos para você