Empreendimento AR IPANEMA terá 35 unidades e arquitetura assinada por nomes premiados

O bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vai receber um novo empreendimento residencial de alto padrão que aposta em exclusividade, design autoral e unidades compactas. Lançado na terça-feira (28), o AR IPANEMA é desenvolvido pela Azo Inc. em parceria com a BID Desenvolvimento Imobiliário, com investimento do Grupo Osher.

Com VGV de R$ 65 milhões, o projeto prevê 35 unidades entre 36 m² e 81 m², distribuídas em três tipologias: studios, double studios e coberturas lineares. O edifício será erguido na Rua Joaquim Nabuco, 165, a 250 metros da Avenida Vieira Souto e a 450 metros da Avenida Atlântica — uma das localizações mais cobiçadas do Rio.

A arquitetura é assinada pelo escritório Sá & Almeida Arquitetura e Paisagismo, enquanto a fachada e os interiores levam a assinatura do arquiteto Quintino Facci, integrante da lista Forbes Under 30. O projeto contará ainda com peças de mobiliário exclusivo criadas por Facci, reforçando a presença do design brasileiro.

“Transmitimos para esse projeto o astral solar e a energia de um trecho especial da Zona Sul, que une Ipanema, Arpoador e Copacabana. O empreendimento vibra como a região, integrando luxo e praticidade em todos os seus elementos”, afirma Laura Parizi, superintendente de Incorporação da Azo Inc.

Mercado em expansão

De acordo com levantamento da Brain Inteligência Estratégica, Ipanema registrou aumento de 294% no lançamento de unidades residenciais entre 2022 e 2024. No mesmo período, o valor do metro quadrado teve alta anual entre 8% e 12%. Para Parizi, os indicadores reforçam o potencial do AR IPANEMA também como produto de investimento.

O avanço do turismo no Rio — que cresceu 51,7% entre janeiro e setembro deste ano em relação a 2023 — contribui para a atratividade do empreendimento. A proximidade com Copacabana, palco de grandes eventos, e a forte vida comercial de Ipanema ampliam o potencial de valorização.

Arquitetura que conecta natureza e cidade

O conceito arquitetônico, segundo a Azo Inc., incorpora princípios de biofilia e busca integração com a paisagem urbana característica de Ipanema. “O ambiente tem a capacidade de afetar o nosso organismo, comportamento e até modificar o cérebro. Utilizamos critérios que elevam a experiência humana por meio de um design consciente”, afirma Parizi.

Na fachada, Facci criou uma solução filtrante que proporciona privacidade sem romper com o entorno. O paisagismo do térreo foi pensado para suavizar a transição entre o espaço público e o privado, criando uma sensação de acolhimento.

Lazer e facilities

O projeto inclui áreas de convivência e lazer como open air com espaço gourmet, solarium, sauna e piscina. Entre as facilities, os moradores terão coworking, academia, lavanderia, mini mercado e lounge.

O AR IPANEMA integra o portfólio da Azo Inc., que também conduz o retrofit do histórico edifício A Noite, na Praça Mauá. Para a incorporadora, o cenário atual do mercado imobiliário carioca — mais seletivo e atento à qualidade — reforça o interesse de grupos como o Osher em projetos de alto padrão.

Você pode estar desvalorizando seu próprio trabalho sem perceber. Veja como evitar.

Artigo Anterior

5 atitudes no atendimento digital que fazem o cliente confiar (e contratar)

Próximo Artigo

Separamos para você