Muitos arquitetos e engenheiros acreditam que o ciclo de relacionamento com o cliente termina no dia da entrega das chaves. Esse é um erro comum, que faz com que diversas oportunidades de novos negócios sejam perdidas. O cliente satisfeito pode não apenas voltar para uma nova obra, mas também se transformar em um promotor da sua marca, indicando amigos e familiares. Para isso acontecer, é necessário manter viva a relação mesmo depois que o contrato formal acaba. Portanto, entenda, o seu relacionamento com os clientes não pode acabar na entrega da obra.

Estratégias práticas para fidelizar

Manter esse vínculo pode ser mais simples do que parece. Você que atua no mercado de gestão de obras pode, por exemplo, criar um calendário de contatos pós-obra, enviando uma mensagem no aniversário de um ano da entrega para saber como o cliente está aproveitando o espaço. Outro caminho é oferecer conteúdos educativos, como dicas de manutenção, tendências de design ou soluções para pequenos ajustes. Essas ações mostram interesse genuíno, fortalecem a lembrança de marca e aumentam as chances de um novo contrato no futuro.

Um exemplo prático no setor de gestão de obras é a criação de checklists digitais para manutenção preventiva, que podem ser enviados periodicamente. Isso ajuda o cliente, reforça a expertise do profissional e mantém a comunicação sempre ativa.

O poder da comunidade de clientes

Além de manter contatos individuais, criar um espaço coletivo também pode gerar resultados surpreendentes. Imagine um grupo exclusivo no WhatsApp ou uma newsletter mensal em que você compartilha novidades do setor, dicas de decoração ou até promoções de parceiros. Essa comunidade transforma clientes em fãs e aumenta a chance de indicações espontâneas.

Dica bônus

Se possível, invista em registrar as histórias dos clientes. Depoimentos em vídeo ou até posts contando como um projeto mudou a vida de uma família são conteúdos poderosos, que unem prova social e relacionamento. Além de fortalecer a marca, esse material gera identificação com potenciais novos clientes que se veem nas mesmas situações.

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