Arquitetura colonial da cidade mineira inspira exposição assinada por Mariana Orsi e José Ricardo Basiches na Casa Coral

Berço de grandes expressões artísticas e arquitetônicas, Minas Gerais mantém vivo um legado que encanta pela preservação da história e do patrimônio colonial. De 16 a 19 de outubro, durante a Semana Criativa de Tiradentes 2025, a cidade se torna palco do encontro entre tradição e contemporaneidade com a exposição Ecos Tiradentes, parceria inédita entre a fotógrafa Mariana Orsi e o arquiteto e artista José Ricardo Basiches.

Inspirados pela arquitetura setecentista da cidade, os dois unem suas linguagens em uma série de 14 obras que combinam fotografia e desenho. O resultado revela um diálogo poético entre o registro preciso de Mariana e o traço interpretativo de Basiches — uma leitura integrada sobre o modo como cada um enxerga o mundo.

“Ver minhas fotografias desenhadas pelo Basiches me trouxe outro olhar sobre esses espaços”, comenta Mariana.
“Meu foco não é a reprodução literal. Gosto de imaginar o que pode estar além da foto”, completa Basiches.

Formas, cores e sombras de janelas retratadas por Mariana Orsi e José Ricardo Basiches.

Desenvolvida especialmente para a Casa Coral, iniciativa da marca Coral (AkzoNobel), a mostra celebra o olhar artístico sobre o conjunto colonial de Tiradentes e poderá ser visitada gratuitamente durante todo o evento. Após a exposição, as obras estarão disponíveis em tiragem exclusiva de fine art.

Igreja Matriz de Santo Antônio, considerada uma obra-prima do barroco mineiro e a mais antiga de Tiradentes: à esquerda, a foto realizada por Mariana Orsi e, à direita, o desenho realizado por José Ricardo Basiches. Essa é uma das obras que compõem a exposição Ecos Tiradentes

Aula em movimento: do clique ao traço

Além da exposição, Mariana e Basiches promovem a atividade “Do Clique da Fotografia ao Traço do Desenho”, no dia 17, às 10h.
A experiência começa com um café na Casa Coral, seguido de um passeio guiado pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz de Santo Antônio. Durante o trajeto, a dupla instigará os participantes a observar, fotografar e desenhar detalhes da arquitetura colonial.

“Será uma oportunidade de registrar Tiradentes não apenas na memória, mas também por meio da fotografia e do desenho livre”, explica Mariana.


Uma parceria nascida nas redes

A ideia de unir fotografia e desenho surgiu de uma conversa entre os artistas pelo Instagram. O primeiro ensaio, com imagens de São Paulo, evoluiu para o recorte mineiro após o convite da Coral.

“Nosso processo foi marcado pela liberdade criativa e por uma troca muito natural”, resume Basiches.

Depois da estreia em Tiradentes, a dupla planeja levar Ecos para museus e galerias, ampliando o alcance do projeto.

Os paulistanos José Ricardo Basiches e Mariana Orsi exaltam a paixão pela arquitetura por meio da fotografia e o desenho na exposição Ecos de Tiradentes, na Casa Coral | Foto: Michelle Moll

Serviço

Exposição Ecos Tiradentes
Casa Coral – Semana Criativa de Tiradentes 2025
📍 Villa Chafariz – R. do Chafariz, 6, Tiradentes (MG)
📅 16 a 19 de outubro
🕘 16 a 18/10, das 9h às 18h | 19/10, das 9h às 12h

Aula em Movimento – “Do Clique da Fotografia ao Traço do Desenho”
📅 17 de outubro | 🕙 10h
📍 Ponto de encontro: Casa Coral

📸 Fotos: Mariana Orsi | Desenhos: José Ricardo Basiches

Maior obra de dragagem portuária do país é lançada em SC e impulsiona mercado logístico

Artigo Anterior

Clientes que voltam, indicam e viram fãs, o segredo está no marketing de relacionamento

Próximo Artigo

Separamos para você