O projeto do novo edifício da SAB Labs Latin America surgiu a partir do crescimento da empresa, que necessitava de mais espaço para seus colaboradores. Assinada pelos escritórios Triptyque e Hype Studio, a construção teve como foco não só o bem-estar da equipe, mas também a sustentabilidade, um dos valores da SAB. 

Isso está traduzido tanto na Certificação Ambiental – Leed Gold – quanto na industrialização da enorme maioria das soluções da obra, que teve como premissa ter a maior parte de elementos fabricados offsite e apenas montados no local – o que permitiu uma obra rápida, concluída em 13 meses, e limpa.

O prédio para 850 funcionários, construído ao lado de outro edifício da empresa, foi projetado a partir do desafio de imaginar novas formas de trabalho para ambientes mais modernos e dinâmicos, ao mesmo tempo que seguia os guidelines da marca. 

Chegando então na conciliação dessas diretrizes, foi construído um edifício que busca criar espaços confortáveis, modernos e seguros para seus colaboradores. Logo de início, a equipe responsável pelo projeto passou por um período importante de reconhecimento, entendendo as necessidades da empresa e a visão dos usuários finais sobre o que poderia ser melhorado com base na estrutura já existente. 

Dividido em dois pavimentos, o programa é composto por grandes áreas de operação nas extremidades – aproveitando ao máximo a luz solar -, salas de reunião de diversos tamanhos, salas de call e espaços para descompressão. O projeto de interiores se apropria de uma linguagem atual e descontraída, alcançada por meio de cores que aparecem no mobiliário, forro aparente, iluminação em LED e elementos acústicos, tornando o ambiente confortável e convidativo.  

Com a sua implantação em um terreno anexo à sede existente, foi criada uma rua de acesso. O edifício se conecta ao antigo através de um grande espaço comum, que não estava no escopo original, mas se mostrou fundamental durante o processo projetual. Seu ponto focal é uma grande arquibancada que, ao mesmo tempo que é apropriada pelos colaboradores no dia-a-dia, é destinada também a eventos que a empresa recebe durante o ano. 

Projetado como um grande prisma, o edifício recebe acabamentos que dialogam com o prédio antigo existente, por terem características plásticas semelhantes. Completamente envidraçado e com proteção de brises têxteis nas fachadas Norte e Sul, o projeto é composto quatro pavimentos: um subsolo, com estacionamento e áreas técnicas; o térreo, com áreas de trabalho, espaços colaborativos e de serviço; e o 1° e 2° pavimentos, onde ficam a maior parte dos espaços de trabalho. 

Os espaços são articulados a partir de dois grandes pátios centrais, um no térreo e outro no 1° pavimento, criando áreas de atividades ao ar livre. Junto aos pátios, diversas salas compõem o programa de necessidades. No pavimento térreo, seu perímetro recuado cria uma pequena varanda que circunda todo o edifício, servindo de abrigo quando necessário. 

Ficha técnica:  

Projeto de Arquitetura: Hype Studio + Triptyque – Fernando Balvedi, Jean Grivot, Maurício Santos, Luísa Konzen, Bruno Carvalho, Luis Bonilla, Naiara Forneck, Gregory Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud, Olivier Raffaelli 
Projeto de Interiores: Hype Studio + Triptyque 
Cliente: SAP 
Local: Avenida SAP 188 – São Leopoldo RS 
Área: 14.000 m² 
Projeto: 2018-2019 
Construção: 2020-2021 
Status: Construído 
Projeto Estrutural: Simon Engenharia  
Projeto Elétrico, Hidrossanitário: Filippon Engenharia 
Projeto de Automação e Sistemas Especiais: Filippon Engenharia  
Projeto de Climatização: Sistema Engenharia 
Projeto de PPCI: SEI Engenharia 
Projeto Luminotécnico: Cristina Maluf Luminotécnico 
Projeto de Comunicação Visual e Sinalética: Sceno 
Projeto de Paisagismo: Tellini Vontobel 
Projeto Viário e Terraplenagem: CJB Engenharia 
Projeto de Cozinha Industrial: Walderez Nogueira 
Projeto de Impermeabilização: Cloé Cruz 
Projeto de Acústica: Akkerman Projetos Acústicos 
Certificação LEED: Integrative 

Residência gaúcha ganha programa não convencional em projeto de Stemmer Rodrigues

Previous article

Setor enxerga com otimismo lançamento do programa “Entrada Moradia Ceará”

Next article

You may also like