Hoje em dia, pensar em um projeto luminotécnico e não pensar em iluminação linear é quase um pecado entre os especialistas. As fitas LED deram início a uma era onde a versatilidade da aplicação permitiu que os cantinhos mais inusitados da nossa casa pudessem receber um toque de luz. Decorativa ou funcional, esse tipo de iluminação foi ganhando bastante espaço. “Quando embutida em prateleiras, nichos e forros, oferece um clima aconchegante ao ambiente, realçando outros detalhes da decoração”, afirma Lígia Nunes, gerente de marketing da Bronzearte LLUM.

No portfólio da Bronzearte as Fitas LED estão disponíveis nas temperaturas de cor branca quente, branca fria e RGB (sigla em inglês de vermelho, verde e azul), além do modelo Smart que pode ser controlado via Wi-Fi por aplicativo ou assistente de voz. Segundo a profissional de marketing da companhia, a preferida dos consumidores é a temperatura de cor branca quente, pois esse tom amarelado da luz proporciona um ar mais convidativo e aconchegante ao ambiente. “Com a chegada da nova linha de perfis no portfólio Bronzearte, o upgrade na família de fitas já está programado e soluções completas para uso profissional serão apresentadas em breve”, revela Lígia. 

Para explorar a iluminação linear na sua casa de forma decorativa ou funcional, confira cinco dicas de instalação em diferentes ambientes:

1. Cozinha

Ao definir o local de aplicação, é importante saber usar a temperatura de cor adequada a necessidade de cada espaço. “Na cozinha, por exemplo, é indicada a instalação de fita LED na temperatura de cor branca quente, na bancada, logo abaixo dos armários aéreos. Essa cor proporciona a luminosidade ideal e ajuda a promover a atenção nesta área de trabalho, que é dedicada ao preparo dos alimentos”, explica.

2. Sala de estar

Já na sala de estar, local que pede conforto e aconchego, prefira a temperatura de cor amarela. Pode ser instalada em móveis como prateleiras, nichos e bancadas ou aplicadas em sancas de gesso para um efeito de iluminação indireta. “No painel de TV, a fita permite uma baixa iluminação, que não atrapalha a visão da televisão e ao mesmo tempo não deixa o lugar totalmente escuro”, sugere.  

3.Banheiro

Nesse ambiente é possível mesclar as temperaturas de cor, deixando a opção branca fria na região do espelho para atividades que envolvam o ato de se barbear ou se maquiar, ativando-a somente nesses momentos; e a opção branca quente mais próxima do lavatório e cantos dos gabinetes, já que essa proporciona conforto ao espaço.    

4. Quarto

Fitas de alto IRC (índice de reprodução de cor) deixam o espaço do closet ainda mais funcional, pois itens com esse índice elevado reproduzem com mais fidelidade a cor dos objetos iluminados, ajudando na escolha certa da roupa e da maquiagem no dia a dia. Na cabeceira da cama as Fitas são um sucesso, nesse caso, opte pela temperatura de cor quente.  

5.Home-office

Como muitos adotaram esse modelo de trabalho devido à pandemia, é comum hoje em dia a adaptação de espaços da casa para escritórios. As fitas LED também ajudam a compor esses ambientes como luz de apoio ou até mesmo para iluminar de forma mais adequada o cenário de reuniões online. Já para gamers e streamers, a opção RGB faz muito sucesso entre os profissionais, que criam todo um cenário em volta deles. 

Tigre e UNICEF doam 500 lavatórios para escolas do Norte e do Nordeste

Artigo Anterior

USP e Ambev querem fomentar cultura empreendedora e aproximar estudantes do mercado de trabalho

Próximo Artigo

Separamos para você